Dicas e Roteiros

Riqueza arqueológica e belezas naturais no Paraná

Localizado no municípios de Tibagi (PR), o Parque Estadual do Guartelá resguarda uma grande riqueza arqueológica, além de cânions, quedas d’água e vários outros atrativos. Esta unidade de conservação estadual foi criada em 1992 com o intuito de preservar o Cânion do Rio Iapó, o sexto maior do mundo, com 32 km de extensão, altitudes que variam de 700 a 1200 metros, além de ser o único com vegetação nativa, conforme consta no Guiness Book, o Livro dos Recordes. Segundo a lenda, o nome “Guartelá” surgiu da expressão “Guarda-te-lá que cá bem fico”, utilizada por um morador da região ao prevenir seu “compadre” de um ataque indígena.

Administrado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), o Guartelá conta com recepção a visitantes e trilhas sinalizadas. Dentro do parque não existe mais área para acampamento. Neste caso, deve-se procurar áreas próprias localizadas no entorno do parque.

O Guartelá possui duas trilhas disponíveis para os visitantes. Na trilha básica é possível avistar o Canyon do Rio Iapó, através de um mirante; a cachoeira da ponte de pedra, com 200 metros de desnível; e os panelões do sumidouro, duas banheiras naturais. Na trilha completa o caminhante desfruta das belezas naturais e pode, ainda, admirar as pinturas rupestres de até sete mil anos: um verdadeiro museu ao ar livre. Para esta trilha é necessário a contratação de um condutor local credenciado pelo parque, nas operadoras de turismo em Tibagi.

Fora do parque, é possível realizar outras atividades ao ar livre no município, como caminhadas, rafting no Rio Tibagi e cascading (rapel em cachoeira). A Ponte de Pedra é o local mais visitado do parque. Trata-se de uma ponte esculpida pela natureza, de onde é possível ver as águas da cachoeira, que passam por baixo dela e caem no fundo do vale, em quase 200 metros de queda.

Além desta maravilha natural, pode-se encontrar também os “Panelões do Sumidouro” e o majestoso Rio Iapó que corta o desfiladeiro com grandes corredeiras. Por lá são encontradas espécies de plantas que normalmente são vistas em lugares completamente distintos: samambaias e xaxins típicos da Mata Atlântica; cactos só encontrados na caatinga; e imbuia e cambuí, que formam a vegetação de banhados. Há ainda uma grande quantidade de araucárias, copaíbas, ipês-amarelos, erva-mate, bromélias, orquídeas, palmeiras, barbas-de-bode, entre outras tantas espécies. Os diversos ecossistemas presentes no Guartelá abrigam, além da diversificada flora, várias espécies de fauna. Entre elas a curucaca, o falcão quiri-quiri, a codorna, a perdiz, o jacu, o tamanduá-mirim, o macaco bugio, o tatu, a capivara e o lobo guará, este último uma espécie rara, ameaçada de extinção.

As marcas dos primeiros habitantes do Canyon estão registradas em pinturas rupestres feitas nas formações rochosas. O Guartelá também foi cenário das viagens dos destemidos tropeiros que percorriam os Campos Gerais, conduzindo o gado para comercialização na Feira de Sorocaba.

Algumas dicas:

· O parque é aberto das 8h às 18h, de quarta a domingo e feriados nacionais.

· Não existe mais área de camping dentro do parque. Este deve ser feito em áreas apropriadas no entorno da unidade de conservação.

· A alternativa de hospedagem mais próxima do parque, localizada a 6 km de distância, é a Pousada Fazenda Guartelá (Tel. 42- 3275-1127). A cidade conta com outras alternativas de hospedagem.

· Tome cuidado nas cachoeiras e quedas d’água, pois as pedras são lisas e o perigo de acidentes é muito grande.

· Para fazer a trilha básica não é necessário guia. No entanto, para visitar as pinturas rupestres é necessária prévia contratação de condutor local, que pode ser feito na cidade de Tibagi, na Sematur (Secretaria de Turismo).

· Mais informações sobre o parque podem ser obtidas pelo telefone (42) 3916-2150, (42) 3916-2151 ou 0800-6431388.

Como chegar lá: A partir de Curitiba, a noroeste, pegar a BR-376 até Ponta Grossa (115 km), depois a PR-151 até Castro (mais 45 km). A partir de Castro, pegar a estrada (PR-340) que liga esta cidade à vizinha Tibagi. A entrada do parque fica a 42 km de Castro e a 18 km de Tibagi.


Compartilhe:

Endereço: Rua Fernando Luz Filho, 112 - Teresópolis/RJ - CEP: 25954-195 (Não temos loja de fábrica) - CNPJ: 28.242.576/0001-84
2024 © Trilhas & Rumos - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Otmiza Agência Digital