Dicas e Roteiros

Serra Fina

Caminhar por algumas das maiores montanhas do País, em altitudes que beiram os três mil metros, com pouca água e muito isolamento. Isto é o que oferece a Serra Fina, um conjunto de montanhas belíssimo situado no coração da Serra da Mantiqueira, com vista para o Parque Nacional do Itatiaia. A Pedra da Mina é a maior montanha da Mantiqueira, em medição atualizada feita por um grupo da USP, liderado pelo estudante Lourenço Bagini. Isto chamou a atenção para a região, que já vinha sendo explorada há muitos anos por grupos excursionistas.

Hoje, tomada por caminhantes nem tão experientes assim, já não oferece mais tanto risco de se perder pelo caminho – a trilha está bem marcada. No entanto, a logística se complicou com a invasão de turistas, pois é obrigatório, em todas as entradas para a Serra Fina, passar por fazendas particulares. Algumas, hoje, cobram por esta passagem. Mas nada tira o prazer de caminhar quase nas nuvens! Não se engane, no entanto. A caminhada é dura. Duríssima. Exige experiência, paciência e força de vontade. A mochila deverá estar pesada, pois a água é item escasso durante o trajeto e deve ser carregada no lombo. Dura vida esta de caminhante!

Durante o verão, época das chuvas, é também época de tempestades elétricas e recomendamos fortemente não fazê-la. Já durante o inverno, época das secas e de dias lindos e frios, é a estação ideal para conhecer a região. Mas os rios secam e a água, que sempre foi escassa, quase desaparece! Os ventos também podem ser fortes. Apesar de tudo, a Serra Fina continua sendo um lugar inesquecível, de arestas estreitas, vales profundos, paredes intocadas e muita, mas muita beleza natural.

Serra Fina com Trilhas & Rumos

Por ser uma travessia de mais de um dia, é fundamental considerar neste roteiro o peso que será carregado durante a caminhada. A Trilhas & Rumos oferece vários equipamentos de ponta com peso e volume ideais para atividades como esta.

Uma boa opção é a barraca Bivak Alumínio. Ela acomoda uma pessoal confortavelmente, com sua bagagem pessoal, e tem apenas 1,7 Kg! Para duas pessoas a melhor alternativa é a barraca Cota 2, que pesa 3,3 Kg. Com formato iglu, seu novo modelo possui duas entradas e armações marcadas com sistema de cores para facilitar a montagem.

Outro produto indicado para a travessia é o saco de dormir Super Pluma, que possui apenas 1 kg de peso e pode ser usado como saco de casal, quando unido pelo zíper (deve-se adquirir o zíper com lados opostos, left e right). Sua proteção térmica é de até +4. E para o isolamento térmico, uma alternativa boa é oIsolante Matratze Light, que pesa apenas 300g e possui uma face aluminizada que deve ser colocada em contato com o corpo, aumentando a proteção térmica.

Além disso, vale lembrar que o conforto de uma caminhada de muitos dias está diretamente ligado à boa qualidade da mochila cargueira. Afinal de contas, ela ficará grande parte do dia grudada em você. Uma boa dica é a mochila Crampon 68, que possui sistema tampa telescópica com amplo bolso, capa de chuva embutida e acesso pelo fundo. Este modelo possui bolso frontal que pode ser destacado para ser usado como uma pequena mochila de ataque ou como mochila de hidratação, muito recomendável para este percurso.

Aliás, a questão da hidratação nesta trilha deve ser olhada com atenção, já que não há água em abundância no roteiro. A Trilhas & Rumos possui várias opções de cantis.


Compartilhe:

Endereço: Rua Fernando Luz Filho, 112 - Teresópolis/RJ - CEP: 25954-195 (Não temos loja de fábrica) - CNPJ: 28.242.576/0001-84
2021 © Trilhas & Rumos - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Otmiza Agência Digital