Dicas e Roteiros

Presidente Figueiredo: Paraíso das Cachoeiras na Amazônia

Quando falamos em Amazônia logo imaginamos rios imensos, navegáveis, onde muitas vezes não se consegue sequer avistar a outra margem. Na verdade, a região oferece muito mais que isso em termos de água doce. Para quem gosta de tomar um delicioso banho de cachoeira o melhor destino é a cidade de Presidente Figueiredo, no estado do Amazonas.

Localizada a apenas 107 km de Manaus, a cidade vem se consolidando com um dos principais roteiros de ecoturismo para quem visita a capital do estado. Essa vocação para o turismo ecológico está no fato de que Presidente Figueiredo consegue agrupar, em uma mesma região, dezenas de cachoeiras, grutas, igapós e cavernas.

Os principais roteiros do local estão concentrados em áreas particulares, e muitas delas já se transformaram em Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), uma categoria de unidade de conservação que estimula os proprietários a conservar, e ao mesmo tempo desenvolver atividades sustentáveis no local, como o ecoturismo. Um bom exemplo é a Reserva do Santuário, que oferece excelente infra-estrutura ao visitante. Outras cachoeiras localizadas em áreas particulares também merecem ser visitadas, como a Iracema, Araras, da Porteira e da Pedra Furada.

Fundada há cerca de 25 anos, a jovem cidade de Presidente Figueiredo é invadida pelos Manauenses nos finais de semana, pois ali eles encontraram um verdadeiro refúgio das águas para fugir do calor da cidade. Também pudera, é tanta cachoeira na região que não é necessário ir muito longe para tomar um delicioso banho de rio.

A Área de Proteção Ambiental (APA) do Urubuí, por exemplo, fica dentro de Presidente Figueiredo. O local conta com uma boa infra-estrutura, incluindo área para show, campo de futebol, parque para as crianças, banheiros, centro de visitante e vários restaurantes ao redor. As corredeiras do rio Urubuí ficam à margem de uma praia de areias claras. Essa APA guarda muitas espécies ameaçadas de extinção, como o gavião real e o gato maracajá.

Já na APA Caverna do Muruaga as principais atrações são a fauna local – marrecas-de-asas-azuis e beija-flor brilho-de-fogo (o maior da região) são alguns exemplos – e a própria caverna que originou o nome da APA. Formada de arenito, a Caverna do Maruaga é a maior do norte do Brasil e possui 400 metros de comprimento e 380 metros de profundidade. Sua entrada chama a atenção por ser banhada por uma cachoeira, que vira um pequeno rio e corre para dentro da gruta. Animais exóticos como morcegos, lagartos e bagres vivem no interior da caverna. Ao todo, a região perfaz um complexo de mais de 400 cachoeiras, todas em locais de raríssima beleza. Quem vai a Manaus não pode deixar de tirar pelo menos um dia para conhecer as principais atrações da cidade.


Compartilhe:

Endereço: Rua Fernando Luz Filho, 112 - Teresópolis/RJ - CEP: 25954-195 (Não temos loja de fábrica) - CNPJ: 28.242.576/0001-84
2021 © Trilhas & Rumos - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Otmiza Agência Digital