Destinos Internacionais

Patagônia Austral


A Patagônia é uma região imensa situada no sul da América do Sul, começando acima de Bariloche e indo até a Terra do Fogo. A origem do nome é um pouco obscura e pode tanto derivar de seus antigos moradores, os índios Tehuelche, altos e com os pés grandes, quanto o explorador Fernão de Magalhães possa ter adotado o nome Patagon, que descrevia um monstro de um romance hispânico.

 

Para você começar a conhecê-la, sugerimos dois dos mais belos parques nacionais patagônicos: Los Glaciares, na Argentina, e Torres del Paine, no Chile, que devem deter o título de lugares mais fotogênicos da Terra. De brinde, um dos piores tempos do mundo e a possibilidade de se viajar para tão longe e simplesmente não ver paisagem alguma… Desistiu? Pois não desista! A Patagônia vale, e muito, a pena, mesmo que viajar até os confins da América do Sul signifique poucos minutos de tempo aberto para ver estas torres de granito apontando o céu.

 

Se o seu destino é a Argentina, vá até El Calafate, conheça o glaciar Perito Moreno e siga para El Chaltén, porta de entrada do Parque Nacional Los Glaciares. El Chaltén cresce a cada ano, mas ainda é uma pequena vila patagônica, com ruas de terra, casinhas charmosas e tudo caríssimo. Quando o tempo ruim dá uma trégua, é possível ver montanhas como o Cerro Torre e o Fitz Roy, dois gigantes de granito famosos no mundo alpinístico. O Cerro Torre foi ‘personagem’ de um filme chamado ‘No coração da montanha’, com o Donald Sutherland. Seu cume é um grande cogumelo de gelo, uma formação típica da região, por causa dos fortes ventos. Atrás desta parede de montanhas, a maior porção de gelo fora dos pólos: o gelo continental.

 

Você escolheu ir para o Chile? Então, não deixe de conhecer o Parque Nacional Torres del Paine, com suas três torres de granito, cartão-postal da região. Como em todos os lagos e alguns rios de degelo, a cor da água varia de azul claro vibrante a azul turquesa, passando por um verde quase esmeralda de cair o queixo. Parece pintura, mas não é – e a água é sempre gélida. Mas a Patagônia é muito mais do que apenas estes dois parques…

 

 

Patagônia com Trilhas & Rumos

 

Neste roteiro é possível realizar tanto caminhadas curtas, quanto longas. E para cada uma delas a Trilhas & Rumos dispõe de equipamentos adequados. Para as caminhadas longas ou travessias recomendamos os equipamentos mais técnicos e confortáveis, para que você possa aproveitá-la melhor. Nestes casos, uma boa opção é a mochila cargueira CramponTech 77 Tech, principalmente para quem precisa de mais espaço. Além de muito confortável, oferece acolchoamento reforçado tanto nas costas quanto na barrigueira, regulagens nas alças e acesso pelo fundo.

 

Lembramos também que será necessário saco de dormir, isolante térmico, cantil, anorak e um calçado adequado, já devidamente amaciado, devendo ser usado por pelo menos um mês antes da viagem, para que se adapte ao contorno dos pés, prevenindo diversos problemas durante a caminhada.

 

Para os que vão acampar nos parques, recomendamos a Barraca Cota 2, pois possui uma boa relação peso x benefícios. Feita em modelo iglu, oferece grande estabilidade quanto submetida a ventos fortes. O saco de dormir é outro item fundamental neste roteiro. O que agüenta temperaturas mais baixas, em nossos modelos, é o Super Pluma Gelo, que tem resistência para até 15º C e pesa 1,7 kg. E para o isolamento térmico, uma alternativa boa é o Isolante Matratze Light, que pesa apenas 300g e possui uma face aluminizada que deve ser colocada em contato com o corpo, aumentando a proteção térmica.

 

Por ser regiões frias e de grandes altitudes, é importante ter em mãos um vestuário que suporte baixas temperaturas, como o Abrigo Thermotex. Feito em tecido tipo Polar, possui alto índice de isolamento térmico e pode ser usado sozinho ou por baixo de nossos abrigos impermeáveis (como o Abrigo Parkha, oAbrigo Anorak Storm ou o Abrigo de Tempo Anorak Selado). Possui uma versão especial para mulheres ou pessoas mais magras, o Thermotex Gazelle.



Endereço: Rua Fernando Luz Filho, 112 - Teresópolis/RJ - CEP: 25954-195 (Não temos loja de fábrica) - CNPJ: 28.242.576/0001-84
Contato para atendimento: [email protected]
2020 © Trilhas & Rumos - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Otmiza Agência Digital