Dicas e Roteiros

Parque Nacional Lençóis Maranhenses

Um deserto repleto de lagoas de águas azuis transparentes e quentes e dunas que chegam a 40 metros de altura. É esta raridade que o Parque Nacional Lençóis Maranhenses protege – o único deserto brasileiro. O nome do parque vem do movimento das dunas com o vento, dando a impressão de que um grande lençol está sendo estendido. Apesar de ser um ‘deserto’, chega a chover 300 vezes mais que o Saara, proporcionando aos locais a economia que os sustenta: pesca (peixes e camarões), lavoura, criação de gado e artesanato, alem do turismo, e claro.

Criado em 1981, o parque é um paraíso ecológico com 155 mil hectares de dunas, rios, lagoas e manguezais. Raro fenômeno geológico, foi formado ao longo de milhares de anos através da ação da natureza. As águas pluviais formam lagoas que se espalham em praticamente toda a área do parque formando uma paisagem inigualável.

Sua fauna é bastante rica. É possível ver, na parte litorânea, aves migratórias como maçaricos, trinta-réis-boreal e a marreca-de-asa-azul, que usam a região como ponto de apoio de suas viagens. O parque proporciona um excelente roteiro para os observadores de aves. Nos manguezais aparecem a jacaretingá, o veado-mateiro e a paca. Em períodos específicos, diversas espécies de tartarugas-marinhas procuram as praias do parque, destacando-se entre elas a tartaruga-verde, tartaruga-comum e a tartaruga-de-ouro.

Nas bordas do parque existem extensos manguezais, caracterizados pelo mangue-vermelho, mangue-branco e mangue-siriúba. Próximo ao mar crescem o capim-de-areia, o alecrim-da-praia, a pimenteira e o carrapicho-da-praia. Representando a restinga, há a erva-de-cascavel, a orquídea da restinga e o cipó-de-leite, entre outros.

A sede do parque está a apenas 2 km de Barreirinhas, do outro lado do rio Preguiças – chega-se lá de balsa. Barreirinhas é a cidade mais bem preparada para receber o turista, com pousadas, hotéis, restaurantes e agências com carros 4×4, única forma de se locomover pela região. Na cidade, vale a pena comprar peças de artesanato local, feitos da palha da palmeira de buriti.

A temperatura média anual é sempre superior a 18o C e o ano é dividido em duas estações: a seca e a chuvosa. A melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses é entre os meses de junho e setembro, quando as lagoas estão cheias e a paisagem fica deslumbrante. No período de estiagem, que vai de outubro a março, algumas lagoas chegam a secar completamente. Na época das chuvas a população local vai para o mar pescar.

Principais roteiros

Circuito do Cajueiro/Gaivota – É o mais rápido passeio aos atrativos do Parque. Integra as lagoas do Taquiri, da Serra, e Gaivota. Juntas formam o principal cartão de visitas dos Lençóis Maranhenses. Já serviu de cenário para filmes e comerciais.

Praias – Ponta do Mangue, Moitas, Vassouras, Morro do Boi, e Barra do Tatu são algumas das belas praias que esperam pelo turista em Barreirinhas. Chega-se de barco a todas elas, partindo-se da sede do município.

Lagoas Azul e Bonita – Locais imperdíveis para quem visita o parque. Para a Lagoa Azul o transporte é carro de tração, percorrendo trilhas, passando por povoado e enfrentando desafios. A viagem de ida e volta leva duas horas, o lugar é lindo e ainda conta com um banho pra lá de refrescante. A Lagoa Bonita fica um pouco mais longe, cerca de 30 quilômetros por trilhas.

Rio Preguiças – Um ótimo passeio é descer o Rio Preguiças, que margeia o Parque até desembocar no Oceano Atlântico. A viagem pode ser em barco de linha, barco fretado ou em voadeiras. O passeio dura o dia inteiro e se encerra com um belíssimo pôr-do-sol. No trajeto, são obrigatórias as paradas para aproveitar tudo o que o lugar tem a oferecer: dunas, lagoas e paisagens de tirar o fôlego. Nele estão incluídos também a visita ao farol das Preguiças, em Mandacaru, e um almoço em Caburé.

Mandacaru – Vila de pescadores onde a maior atração é o farol das Preguiças, de 54 metros de altura, de onde se tem um belo visual do parque e de toda a região. Vale a pena encarar os 160 degraus que levam ao topo do farol.

Caburé – Um delicioso refúgio onde o visitante pode tomar banho de mar e tirar o sal do corpo em água doce. Boa opção de pernoite. Existem chalés e boa comida.

Circuito dos Lagos – Esse roteiro é praticado a partir do mês de abril. É formado pelos lagos Santo Amaro, Guapiriba e Travosa. Um dos mais belos passeios dos Lençóis Maranhenses, que passa pelas Comunidades de Bebedouro, Boa Vista, São Francisco e Ponta Verde.

Circuito das Aves – É o passeio perfeito para os observadores de aves. A região conhecida como murici, concentra o maior ninhal de aves do Parque. Nele o visitante terá contato com a maior lagoa dos Grandes Lençóis, a lagoa das cabras. Para quem gosta de caminhar é o mais importante passeio para o interior do Parque.

Circuito Águas do Rio Alegre – Neste passeio o visitante tem a oportunidade de conhecer o rio Alegre e algumas Comunidades ribeirinhas do Parque. Após baixar o nível das águas, formam-se inúmeras praias fluviais entre Santo Amaro e Espigão, com direito a deliciosos banhos para adultos e crianças.

Circuito Costa Leste – Passeio realizado pelas maiores dunas do Parque, partindo-se da Ponta do lago Santo Amaro chega-se até as Praias dos grandes Lençóis, como a praia dos Carutos, praia da Salsa entre outras. São 70 quilômetros de praias desertas e semi-desertas. As mais belas lagoas do Parque estão nesse roteiro.

Circuito Litoral – Nesse passeio o visitante além de contemplar as belezas naturais da região, terá a oportunidade de conhecer uma das mais belas Comunidades do Parque que é o Povoado de Travosa e ainda conhecer o inicio do Parque na Barra da Baleia. A paisagem é formada por dunas, lagoas, mangues e matas de restinga.

Como chegar

A partir de São Luís, pela MA 402, a Translitorânea, chega-se a Barreirinhas em três horas de viagem e 260 km de estrada. Ônibus partem diariamente do Terminal Rodoviário de São Luís. De avião bimotor e monomotor, a partir de São Luís, chega-se a Barreirinhas em 50 minutos, em média, e se aprecia um belíssimo visual aéreo.

Lençóis com Trilhas & Rumos

Um acessório importante nos Lençóis Maranhenses, que não deve faltar na bagagem, é uma mochila que tenha tamanho versátil o suficiente para ser usada nas caminhadas e passeios. Uma boa sugestão é aCrampon 38, que possui bolso frontal e acesso pelo fundo, além de bolsos laterais para colocação de cantis e bolsinhos menores na barrigueira para coisas pequenas. Outra boa opção para caminhadas e roteiros mais curtos é o Estojo Acqua, pochete leve, com suporte para duas garras de água e bolso interno para documentos.

Por se tratar de caminhadas em praia, com muito sol, é fundamental cuidar da hidratação. A Trilhas & Rumos possui várias opções de cantis, entre eles o Cantil Flexível Hidrat 2, que comporta dois litros de água e é adaptável a diversos modelos de mochilas. A saída de água é feita por uma mangueira que, conectada ao cantil, chega até a boca do usuário e permite que ele beba mesmo em movimento. A maioria das mochilas da Trilhas são adaptadas para uso em conjunto com o cantil Hidrat.

Outro acessório interessante para ser levado é a Bolsa Impermeável Coghlan’s. Ótima para proteger documentos, dinheiro, máquina fotográfica, mapas, fósforos ou qualquer objeto que deva ficar longe da água. Feita em PVC resistente, possui fechamento por sistema exclusivo e ainda acompanha um cordim de náilon. Não deve ser utilizada em Mergulho.

Para agüentar os inesperados ventos nas dunas, sugerimos o Corta-vento Minuano, que é muito leve e compacto e indispensável para ter sempre no fundo da mochila. Outra boa opção de vestuário é a camisaTrilhas Pro, que pode ser usada isoladamente ou em conjunto com casacos. É feita em tecido revolucionário, que diminui os pontos em contato com a pele através de micro-almofadas.

Sites relacionados:

http://www.zone.com.br/destinoaventura/destinos/index/exibe/destino/lencoismaranhenses

http://www.feriasbrasil.com.br/ma/lencoismaranhenses/

http://www.ecoviagem.com.br/parques-nacionais/maranhao/lencois-maranhenses/

http://vidasimples.abril.com.br/edicoes/076/horizontes/slide_415766.shtml

http://www.ecofotos.com.br/brasil/Lencois/Lencois.asp

http://www.parquelencois.com.br/lencois_maranhenses.php

http://www.turismo.ma.gov.br/pt/polos/lencois/index.html

http://www.deltadorioparnaiba.com.br/locois.htm

Por Márcia Soares, março de 2009.


Compartilhe:

Endereço: Rua Fernando Luz Filho, 112 - Teresópolis/RJ - CEP: 25954-195 (Não temos loja de fábrica) - CNPJ: 28.242.576/0001-84
2024 © Trilhas & Rumos - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Otmiza Agência Digital