Dicas e Roteiros

Parque Nacional do Superagüi



O lugar é tão especial que, em 1998, virou Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera pela UNESCO. O parque nacional foi criado em 1989 e protege a ilha do Superagüi, a ilha das Peças, as ilhas do Pinheiro e Pinheirinho e o Vale do Rio dos Patos. Seu nome, Superagüi, é de origem tupi-guarani e significa ‘rainha dos peixes’. Situado no estado do Paraná, município de Guaraqueçaba, a 180 km da capital. Daí até o parque, só por barco. Apesar de não estar aberto à visitação, o entorno, o que inclui suas praias, pode ser visitado mas – atenção! – não pode acampar.

A Praia Deserta oferece 38 km de praias virgens. Na ilha do Pinheiro é possível ver a revoada dos papagaios-da-cara-roxa (ou Chauá), endêmico da região e ameaçado de extinção, sempre ao amanhecer e ao entardecer – mas só dos barcos, que levam 45 minutos para chegarem ali, pois lá não é permitido o desembarque. Manguezais e Floresta Atlântica bem preservada, emolduradas pelas águas do estuário e do Atlântico completam a beleza do lugar. De brinde, temos muitas bromélias e orquídeas.

Pássaros como tangarás, tiê-sangue e colhereiro também são vistos. Paca, veado, bugio, cutia, onça-parda, jaguatirica, jacaré-de-papo-amarelo e o também endêmico mico-leão-da-cara-preta descoberto a pouquíssimo tempo e já ameaçado de extinção, além de animais peçonhentos como jararaca e cobra coral são preservados no Superagüi. Não é à toa que ele é considerado um dos cinco ecossistemas mais notáveis da Terra! Uma das razões para isso é a extensa área de manguezal e sua incrível biodiversidade. Os mangues são formados sempre que há mistura de água doce e salgada e se torna uma fonte quase inesgotável de vida. Venha conhecer um pouco desta riqueza natural nos sites abaixo:

– http://www.curitiba-parana.com/viagem-turismo.htm



Endereço: Rua Fernando Luz Filho, 112 - Teresópolis/RJ - CEP: 25954-195 (Não temos loja de fábrica) - CNPJ: 28.242.576/0001-84
Contato para atendimento: [email protected]
2020 © Trilhas & Rumos - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Otmiza Agência Digital