Destinos Internacionais

Parque Nacional do Banff



Apesar do canadá ser o segundo maior país do mundo, ele tem uma população apenas um pouco maior do que a de São Paulo. Seus 30 milhões de habitantes estão concentrados em sua porção sul. Alberta é a província mais ensolarada do país e o sul, onde está Calgary, sofre a influência do Chinook, um vento quente que sopra do pacífico e que pode aumentar a temperatura em mais de 20oc em pleno inverno.

Nosso ponto de partida é Calgary, cidade de quase um milhão de habitantes, situada no sul da província de Alberta. De lá, com um carro, você chega facilmente nas montanhas. No inverno, vale conhecer os resorts de esqui que estão espalhados entre Kananaskis (Nakiska) e Banff (Norquay, Sunshine e Lake Louise).

Banff é o primeiro parque nacional do Canadá, criado em 1885, e o segundo da América do Norte, atrás apenas de Yellowstone, nos EUA. Este foi apenas o início de um sistema de parques nacionais e provinciais que, hoje, protege mais de 30.000 km2 de um belíssimo e rico ambiente de montanha, tanto que Banff é considerado pela unesco patrimônio cultural da humanidade. São 6.641km2 de área, atrás apenas de Jasper nos parques de montanha.

A Canadian Pacific Railway tem uma importância fundamental para o descobrimento destas paisagens e fundação das cidades quando, ao abrirem as estradas para a construção da linha de trem que corta o país de leste a oeste, deram de cara com montanhas espetaculares, vales e passos, águas termais, lagos azuis e de águas cristalinas, glaciares etc. Funcionários da empresa ficaram pelas rochosas, fundando as cidades e desenvolvendo trilhas para caminhadas, especialmente em banff.     Aliás, a abertura e manutenção de trilhas sempre foi uma prioridade para o primeiro superintendente do parque – e o é ainda hoje, totalizando 3.000km, isso mesmo: três mil quilómetros de trilhas espalhadas pelas rochosas! Cerca de 1.500 delas estão em banff.

No coração do parque está a cidade de mesmo nome, com pouco mais de 8.000 moradores permanentes e um sem-número de hotéis, restaurantes, pousadas, lojinhas, museus, o Banff Centre e outros. Viver em Banff é privilégio de poucos, regido pela rigorosa lei municipal que regula o desenvolvimento e o meio ambiente. Mas, mais do que tudo, banff oferece uma natureza exuberante, com um corredor natural que permite a convivência quase pacífica entre espécies tão distintas quanto o alce, o urso, o puma, o caribou, o cabrito montanhês, vários tipos de aves, pequenos roedores etc.

Para visitar o parque é exigido um passe para o veículo e passes para pernoites em areas selvagens dentro do parque. canmore, a apenas cerca de 20km de Banff mas do lado de fora das fronteiras do parque, é um pouco maior em tamanho que Banff e também oferece vários serviços aos turistas. Em Banff, não deixe de tomar banho na Banff Upper Hot Springs, uma piscina de águas termais naturais com vista para o Monte Rundle, o cartão postal de Banff. as águas termais ficam abertas durante o ano inteiro e são especialmente relaxantes depois de um longo dia nas montanhas.

Serviços:

http://www.hotsprings.ca/

www.parkscanada.gc.ca/hotsprings

http://www.banffcentre.ca/– se estiver em banff durante o banff mountain film and book festival, nao perca!

O Brasil recebe o Banff World Tour, com o melhor do festival do ano anterior mas o Banff Centre vira uma festa com inumeras atracoes gratuitas, inclusive. O festival acontece todo ano, normalmente no final de outubro, e dura uma semana.

 

Guias de Montanha:

yamnuska – http://www.yamnuska.com/

Matéria sobre os parques nacionais mais bonitos do mundo, no Lonely Planet. Banff é o segundo da lista: http://www.lonelyplanet.com/themes/adventure-travel/masterpieces-of-the-natural-world/

Alguns links interessantes para quem vai visitar calgary:

http://www.travelalberta.com/
http://www.calgaryzoo.com/
http://www.calgarystampede.com/
http://www.calgarytower.com/
http://www.calgaryscience.ca/
http://www.heritagepark.ca/
http://www.glenbow.org/
http://www.canadaolympicpark.ca/
http://www.asmac.ab.ca/



Endereço: Rua Fernando Luz Filho, 112 - Teresópolis/RJ - CEP: 25954-195 (Não temos loja de fábrica) - CNPJ: 28.242.576/0001-84
Contato para atendimento: [email protected]
2020 © Trilhas & Rumos - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Otmiza Agência Digital