Dicas e Roteiros

Parque Estadual dos Três Picos: paraíso dos escaladores


Criado em 2002, o Parque Estadual dos Três Picos é, ainda, o maior parque do estado do Rio de Janeiro. Possui uma área de aproximadamente 46 mil hectares, mas deve crescer pois está em pauta uma proposta de ampliação. Abrange os municípios de Teresópolis, Nova Friburgo, Guapimirim, Silva Jardim e Cachoeiras de Macacu, sendo que este último guarda quase 2/3 de toda a sua área. Seus principais atrativos são as montanhas que lhe dão nome, os Três Picos, local freqüentado por escaladores há muitos anos e conhecido como Salinas pelos praticantes.

Os três picos são formados pelo Pico Menor, Pico Médio e Pico Maior, sendo este último o ponto culminante da Serra do Mar, com 2.316 metros de altitude. Seu acesso só é possível por escalada. O Pico Maior foi escalado pela primeira vez em 1946, o que para a época foi um feito bastante corajoso e audacioso. Os picos Menor e Médio podem ser alcançados por trilha, no entanto só é recomendável fazê-lo com a orientação de um guia que conheça bem a região, porque além de serem trilhas pouco feitas (logo, estão muito fechadas), são consideradas de nível pesado.

Em Salinas os escaladores também encontrarão outras opções como o Capacete, montanha vizinha aos Três Picos; a Caixa de Fósforo, pedra de aproximadamente 7 metros de altura que fica equilibrada em cima sobre um monte; e o Morro do Gato, opção mais indicada para escaladas curtas. Vale ressaltar que não basta saber escalar para fazer uma via em Salinas, tem que ter bom nível técnico e muita disposição pois as principais paredes são bem longas, chegando a ter 700 metros de via.

O parque também oferece outras opções, além das paredes para escalar. Quem gosta de caminhar encontrará belos passeios para fazer, como a subida ao morro Cabeça de Dragão. A caminhada dura quatro horas em média, para subir e descer, a partir de sua base. Além disso, há rios e pequenas quedas d´águas em vários lugares, possibilitando um delicioso banho em dias quentes.

A criação do Parque Estadual dos Três Picos representou um grande avanço na preservação ambiental do Rio de Janeiro. A unidade de conservação possui uma concentração muito grande de espécies, tanto de animais, quanto de vegetais, o que a torna uma região de grande prioridade para a conservação. O parque, sozinho, significou um acréscimo de 75% em toda a área protegida por parques e reservas estaduais. Sem contar que forma um contínuo florestal com o Parque Nacional da Serra dos Órgãos e com a Estação Ecológica do Paraíso, em Guapimirim, e, além disso, garante a proteção dos mananciais que abastecem as cidades vizinhas.

O parque ainda não possui infra-estrutura para receber os turistas. Entretanto, a região já conta com várias pousadas e abrigos de montanha, que além de oferecerem uma estadia agradável e de baixo custo, também disponibilizam áreas para acampamento.

Como Chegar em Salinas

Vindo de Teresópolis, pegar a RJ 130 (Terê-Fri) e depois de passar por Bonsucesso e Vieira, no km 46 mais ou menos, antes do Mercado do Produtor Rural, entrar à direita e seguir a indicação das placas Pesagro Rio/Ibelga. Continuar seguindo a placa em direção ao Ibelga (que é o Instituto Bélgica-Nova Friburgo). Quando passar pelo Posto dos Amigos tomar a esquerda. Mais 4,3 km e já estará no povoado mais próximo, de onde se avista os Três Picos. Lá é possível obter informações sobre as pousadas locais.

Vindo de Nova Friburgo, pegar também a RJ 130 (Terê-Fri) e seguir sempre em frente por esta estrada, passando pelo Campo do Coelho, depois pela Queijaria Escola Suíça e Conquista. Pouco mais de 1 km à frente, à esquerda, estará o Mercado do Produtor Rural. Neste ponto, um pouco à frente, entrar à esquerda, saindo da rodovia, e daí por diante seguir as mesmas orientações acima.

Salinas com Trilhas & Rumos

Como a principal atividade de Três Picos é a escalada, é fundamental ter uma boa mochila para realizar a atividade. A Alpina 42 é uma excelente opção. Possui lugar para colocar a corda e mosquetões, na parte traseira, e seu volume compacto, sem bolsos laterais, permite maior agilidade na rocha ou mata fechada. Também é boa para uso em caminhadas, pois possibilita colocar materiais como bastões de caminhada e isolante térmico do lado de fora.

O Abrigo Anorak Storm é uma ótima companhia para os dias de chuva ou vento, muito comuns na região. Com impermeabilização de resistência a 10.000 mm de coluna d’água e costuras seladas, possui capuz embutido na gola e sistema de ventilação que evita a condensação.

Para os que vão acampar, uma boa dica é a barraca Super Esquilo 2/3 pessoas, que possui costuras seladas, impermeabilização reforçada, porta dupla, janelas protegidas por tela mosquiteiro e varetas em fibras. Fica bem acompanhada do saco de dormir Micro Pluma, que possui apenas 1 kg e suporta temperaturas de até 0º C (extremo), e do Isolante Térmico Matratze.

Onde ficar
• Abrigo República Três Picos – Tel. (21) 2245-7969 / 9254-2794 – Email: r3p@republicatrespicos.com.br – Contato: Paulo Mascarin
• Abrigo Três Picos – Tel. (22) 9836-7555 – E-mail: refugio@trespicos.com.br – Contato: José Augusto (Zezinho)
• Refúgio das Águas – Tel. (22) 2543-3504 – Contato: Sérgio Tartari ou Rosângela
• Refúgio Pico Maior – Tel. (22) 2543-3512 – Contato: Sérgio Poyares

Sites relacionados:
http://www.trilhasdorio.com.br/salinas.html
http://www.ief.rj.gov.br/unidades/parques/PETP/conteudo.htm
http://www.aribira.com.br/escalada_salinas.html
http://www.republicatrespicos.com.br/
http://www.brasilviagem.com/pontur/?CodAtr=63918
http://www.mochileiros.com/tres-picos-perguntas-e-respostas-t30437.html

Por Márcia Soares, janeiro de 2009.



Endereço: Rua Fernando Luz Filho, 112 - Teresópolis/RJ - CEP: 25954-195 (Não temos loja de fábrica) - CNPJ: 28.242.576/0001-84
Contato para atendimento: sac@trilhaserumos.com.br
2019 © Trilhas & Rumos - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Otmiza Agência Digital