Dicas e Roteiros

Parque Estadual da Pedra Azul (ES)


Localizado no município de Domingos Martins, na região serrana do Espírito Santo, o Parque Estadual da Pedra Azul está a apenas 90 km da capital, Vitória. O nome foi dado por causa da Pedra Azul, 1.822m. de altitude e 500 metros de granito apontando o céu. A Pedra Azul ganhou este nome por causa de liquens na pedra pois, dependendo da época do ano, eles ganham uma coloração azul esverdeada. Paraíso dos escaladores? Nem tanto. Desde a criação do parque, as escaladas foram proibidas e, hoje, só é permitido caminhar na base da pedra e acessar as 9 piscinas naturais.

 

A natureza foi generosa com a região, de clima ameno e paisagens exuberantes. A montanha, que é o principal cartão postal de Domingos Martins, muda de cor de acordo com a posição do sol. Não bastassem as formações rochosas exóticas, a localidade ainda conta com uma variada quantidade de espécies vegetais e animais que enchem os olhos dos visitantes mais observadores. O clima é agradável. A temperatura média anual fica em torno de 18ºC, com máximas de 28ºC e mínimas de 8ºC.

 

O Parque Estadual da Pedra Azul foi criado, em 1991, para proteger a fauna e flora da região, composta de algumas espécies ameaçadas de extinção, como o sagüi da serra, a onça pintada e o barbado. Além deles, o macaco-prego, tatu, tamanduá-de-colete, jaguatirica, tucano, veado e sabiá. Na flora, o parque preserva bromélias, orquídeas, ingás, ipês, cedros, cássias, canjeranas e várias espécies de canela, além da vegetação rupestre. O parque também abriga as nascentes do Rio Jucu (braço norte e braço sul, que abastece 70% do consumo de água na Grande Vitória) e conta com vários lagos, cachoeiras e piscinas naturais.

 

No momento, apenas três trilhas estão abertas à visitação pública: Trilha do Mirante; Trilha das Piscinas, que tem 1200 metros de distância, onde se observa nove piscinas naturais escavadas pela ação das águas; e a Trilha da Pedra Azul com 945 metros, onde o visitante tem contato direto com a base do paredão rochoso de 500 metros de altura. Estas trilhas duram em média 2 horas, ida e volta, e só podem ser feitas com acompanhamento de guardas florestais ou monitores. Há dois horários de saída para as trilhas: às 9h e às 13h30. As piscinas não estão abertas para banho, mas segundo a coordenação do parque, há uma perspectiva de abri-las em dezembro (2008), apenas para grupos de no máximo 25 pessoas, nos finais de semana e com agendamento.

 

Aliás, como só existem visitas guiadas no parque, é recomendável sempre agendar o passeio com pelo menos 24 horas de antecedência, ainda que seja individual, para não correr o risco de chegar lá e não poder visitar as trilhas. O telefone do escritório do parque é (27) 3248-1156. O parque está aberto para grupos às terças, quintas e sextas-feiras e para todo tipo de visitante nos finais de semana. Às segundas e quartas o parque é fechado. A entrada é gratuita. Sobre alimentação, dentro do parque há uma lanchonete (Portal da Pedra Azul) e a 2km do parque, perto da BR, há um restaurante muito agradável.

 

Para chegar ao parque, basta ir em direção a Vitória (ES) e de lá seguir pela BR 262 em direção a Belo Horizonte. As cidades de Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante e o Parque Estadual de Pedra Azul ficam bem próximos à rodovia. Basta ver as indicações.

 

O interior do Espírito Santo ainda revela algumas surpresas, como a colonização alemã de Domingos Martins e a colonização italiana de Venda Nova do Imigrante, apenas 50 km adiante. Pela proximidade com Minas Gerais, pratos típicos mineiros também são encontrados, além dos tradicionais como a moqueca capixaba. Além da comida, a região oferece uma pousada presente no Roteiros de Charme. A pousada Pedra Azul é tratada como patrimônio histórico local e foi projetada pelo arquiteto Zanine. Mas existem opções para todos os bolsos…

 

 

Pedra Azul com Trilhas & Rumos

Por contar com trilhas de curta duração, recomendamos o uso de mochilas pequenas ou de estojos (pochetes). Para levar lanche e acessórios, uma boa dica é Anaton 18, que possui formato anatômico e espaço para cantil flexível. Outra opção é a mochila Crampon 15, perfeita para caminhadas curtas. Tem bolsos laterais em tela, fitas de ajustes, costas ventiladas, barrigueira e peitoral estabilizadores.

 

Para agüentar frio ou ventos inesperados, sugerimos o Corta-vento Minuano, que é muito leve e compacto e indispensável para ter sempre no fundo da mochila. Outra boa opção de vestuário é a camisa Trilhas Pro, que pode ser usada isoladamente ou em conjunto com casacos. É feita em tecido revolucionário, que diminui os pontos em contato com a pele através de micro-almofadas.

 

Quem for visitar o parque no inverno não pode se esquecer de levar agasalhos ou anoraks pois a região atinge temperaturas bem frias. Uma boa sugestão para o roteiro é o Abrigo Parkha Klima, que é composto por duas peças: um casaco interno de fibra polar e, por fora, um anorak. Tem a opção de se desmembrar em dois, nos momentos mais quentes.

 

Para os possíveis banhos nas piscinas naturais, uma boa sugestão de acessório é a Toalha super absorvente Coghlans, que absorve 10 vezes o seu peso em água, ou seja, é pelo menos três vezes mais eficiente que uma toalha comum de algodão. Ao torcê-la, é possível retirar até 90% da água absorvida, deixando-a pronta para o uso. Outro bom complemento é a Bolsa Impermeável Coghlan’s. Ótima para proteger documentos, dinheiro, máquina fotográfica, mapas, fósforos ou qualquer objeto que deva ficar longe da água.

Sites relacionados:
http://www.pedraazul.com.br/
http://www.pedraazuldoarace.com.br/
http://www.idaf.es.gov.br/Pages/wfParquePedraAzul.aspx
http://www.braziltour.com/site/br/cidades/materia.php?estados=8&id_cidade=8412&regioes=1
http://marieclaire.globo.com/edic/ed118/bv_viagem.htm
http://www.domingosmartins.es.gov.br/menu_ver.php?CODIGO=94
http://www.ecofotos.com.br/Brasil/Pedra_Azul/Pedra_Azul.asp
http://www.rotasdoes.com.br/ecoturismo.htm
http://www.zone.com.br/destinoaventura/index.php?destino=destino_mostra&mdireito=nao&id_destinos=91&pidhttp://www.passeio.com.br/brasil/s/serraes.htm

Por Márcia Soares / outubro de 2008



Endereço: Rua Fernando Luz Filho, 112 - Teresópolis/RJ - CEP: 25954-195 (Não temos loja de fábrica) - CNPJ: 28.242.576/0001-84
Contato para atendimento: [email protected]
2020 © Trilhas & Rumos - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Otmiza Agência Digital