Dicas e Roteiros

Ilha do Mel


Situada na baía de Paranaguá, a 100 km de distância de Curitiba, a Ilha do Mel é um dos locais mais preservados da costa paranaense, oferecendo uma infra estrutura bem rústica e locais ainda sem energia elétrica, além de ser proibida a entrada de carros. Livros de turismo como o Lonely Planet América do Sul indicam a ilha como um importante destino turístico. Talvez por isso, a incidência de gringos seja alta. Mas a ilha merece. Zona de proteção ambiental e patrimônio da humanidade, a ilha permite um máximo de 5.000 visitantes por vez.

Alguns lugares são perfeitos para a prática do mergulho, surf, windsurf e vela. No morro do Sabão, pode-se praticar vôo livre ou paragliding. Cansado de tanta atividade? Descanse em qualquer uma das praias, como a do Belo, de águas calmas e rasas, com uma faixa de areia de apenas 10 metros de comprimento e um mangue em volta. Ou a sossegada praia do Miguel, ponto de partida para subir o morro do Sabão. Ou mesmo a praia das Encantadas, ancoragem das embarcações e onde ficam várias pousadas. Mas não confunda com a praia das Encantadas ‘de fora’, uma das mais desertas da ilha! A praia do Farol, junto com a praia Grande e de Fora, é considerada um dos melhores locais de surf e oferece, além disso, piscinas naturais. Não deixe de ver, também, algumas atrações históricas como a Fortaleza da Barra, de 1767, e o Farol das Conchas, de 1872 e ainda ativo.

 Uma vez na fortaleza, visite também o morro da Baleia e delicie-se com a vista. Visite a Gruta das Encantadas, em 3 hs de caminhada partindo da praia do Farol. A chegada à ilha, de barco, em uma viagem que dura cerca de 20 minutos, é em Nova Brasília. De alguns anos para cá, a ilha vem sendo dividida em duas, com a forte ação do mar. Hoje, estas duas porções são unidas por um istmo de areia branca que, durante as marés altas, quase desaparece. A melhor época de visitação é durante o verão, quando chove menos. Está planejando uma visita à ilha? Não deixe de reservar, antes, com o Instituto Ambiental do Paraná – (41) 333.6163. Lembre-se que, durante feriados, a ilha costuma ficar bastante cheia.

Ilha do Mel com Trilhas & Rumos

 Uma boa opção para os que vão acampar na Ilha do Mel é a barraca Bivak Alumínio. Ela acomoda uma pessoal confortavelmente, com sua bagagem pessoal, e tem apenas 1,7 Kg! Para duas pessoas a melhor alternativa é a barraca Cota 2, que pesa 3,3 Kg. Com formato iglu, seu novo modelo possui duas entradas e armações marcadas com sistema de cores para facilitar a montagem. Para carregar os equipamentos recomendamos a mochila Crampon 68, que possui bolso frontal que pode ser destacado, virando uma pequena mochila de ataque para os passeios mais curtos na Ilha. Outra boa opção para caminhadas curtas é o Estojo Acqua, pochete leve, com suporte para duas garras de água e bolso interno para documentos. Para agüentar os inesperados ventos sugerimos o Corta-vento Minuano, que é muito leve e compacto e indispensável para ter sempre no fundo da mochila. Outra boa opção de vestuário é a camisa Trilhas Pro, que pode ser usada isoladamente ou em conjunto com casacos. É feita em tecido revolucionário, que diminui os pontos em contato com a pele através de micro-almofadas. A questão da hidratação também deve ser olhada com atenção, especialmente se estiver no verão. A Trilhas & Rumos possui várias opções decantis, entre eles o Cantil Flexível Hidrat 2, que comporta dois litros de água e é adaptável a diversos modelos de mochilas.



Endereço: Rua Fernando Luz Filho, 112 - Teresópolis/RJ - CEP: 25954-195 (Não temos loja de fábrica) - CNPJ: 28.242.576/0001-84
Contato para atendimento: sac@trilhaserumos.com.br
2019 © Trilhas & Rumos - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Otmiza Agência Digital