Blog

Esportes de aventura – guia simples



Para quem não abre mão da prática de esporte junto à natureza, vale a pena dar uma olhadinha no guia abaixo e decidir qual é a atividade (ou as atividades) de sua preferência. E, caso não conheça a diferença entre alguns dos listados abaixo, também vale dar uma lida para conhecer os detalhes que, muitas vezes, os diferenciam uns dos outros.

Trekking – Independente da opção que se fizer (curto, de um dia apenas; travessia de vários dias; ou então de competição, que divide-se em regularidade ou velocidade) é uma atividade bastante conhecida e praticada no Brasil – sobretudo o curto (ou “de um dia”). Sua base é a caminhada e, de acordo com a modalidade escolhida, pode ter objetivos e etapas a cumprir.

Rapel – Muito difundida nos últimos anos, é a técnica praticada em descida de rochas, cavernas, cachoeiras, prédios, utilizando-se de material apropriado (cordas, grampos, etc.) e com a presença de um guia especializado. O esporte nasceu da prática comum entre pessoas que trabalhavam com resgate e espeleologia. Mas o que é isso? Veja abaixo!

Espeleologia – Trata-se da visita ou a exploração de cavernas, normalmente para estudos dos ambientes subterrâneos. Mas também há a prática dessa modalidade por lazer.

Rafting – Conta com a presença da renovadora água! O termo é originário do inglês (raft = balsa) e é a aventura de descer rios e corredeiras em um bote de borracha. Ideal para quem gosta do contato com a natureza. No Brasil, quase todos os roteiros encontram-se em lugares de mata preservada ou em reservas ecológicas.

Parapente – Para quem gosta de ficar nas alturas (e sem medo). Do françês (parrapant) ou paraglider, do inglês, nasceu na França, há cerca de 15 anos. Conta-se que é ideia de alpinistas que procuravam uma maneira mais fácil, rápida e não menos emocionante de descer das montanhas, ao final da escalada. O paraglider é totalmente dirigido pelo piloto através de duas linhas, uma de cada lado, que permitem as manobras. Cabe ao “condutor” aproveitar as correntes de vento, principalmente as térmicas (ascendentes), pra voar mais longe e por mais tempo.

Corrida de Aventura – Tão novo quanto dinâmico. É fruto do aprimoramento dos vários tipos de esportes na natureza já existentes, e claro, da criatividade de seus idealizadores. A ideia principal é misturar, em uma mesma prova, esportes diversos como trekking, mountain bike, técnicas verticais, rafting, canoagem e cavalgada. Bem interessante para quem não gosta mesmo de ficar parado!



Endereço: Rua Fernando Luz Filho, 112 - Teresópolis/RJ - CEP: 25954-195 (Não temos loja de fábrica) - CNPJ: 28.242.576/0001-84
Contato para atendimento: [email protected]
2019 © Trilhas & Rumos - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Otmiza Agência Digital