Dicas de Uso

Roupas para o inverno nas montanhas

O outono e o inverno são as estações mais propícias para visitar as montanhas no Brasil. A temperatura fica mais amena e não há mais as imprevisíveis chuvas de verão. Entretanto, é necessário se preparar para o frio. Estar adequadamente agasalhado é fundamental para garantir o conforto de um bom passeio, seja em ambientes naturais, ou mesmo na cidade.

Para os locais mais frios, especialmente em montanhas, recomenda-se uma composição com diferentes camadas de roupa, usando tecidos específicos, em três níveis essenciais: um de isolamento, um de aquecimento e outro de proteção. A camada mais próxima da pele deve permitir a transpiração, para que o corpo possa esfriar, ou seja, deixar o suor sair sem deixá-lo molhado. A segunda camada tem a função de aquecimento, deve aprisionar o ar quente. A camada externa tem a função de proteger, seja da chuva, ou do vento. Um tecido impermeável sobre as camadas de aquecimento elimina a perda de calor do corpo e protege o corpo da chuva.

Atualmente há uma diversidade grande de tecidos sintéticos que facilitam a vida. Não é mais necessário usar casacos pesados para garantir o aquecimento do corpo. Bem como não é preciso usar roupas que absorvem muita água em caso de chuva (como o algodão). Tecidos como algodão, seda ou lã são cada vez menos utilizados por quem pratica esportes ao ar livre.

Uma boa dica é, ao invés de se usar um tecido grosso, usar várias camadas leves e folgadas de tecidos sintéticos. O resultado pode ser melhor que a de um tecido muito grosso e, além disso, pode-se ir retirando algumas camadas conforme a variação de temperatura.

Roupas de pile sintético ou de tecidos tipo polar, por exemplo, quase não absorvem água e secam muito rapidamente. Alguma umidade fica retida suspensa entre os filamentos do tecido quando está molhado, mas a maioria da água pode ser torcida, secando muito rápido. Elas não deixam o vento e a umidade passarem, mas deixam o corpo respirar. Esta é a grande vantagem: são ao mesmo tempo respiráveis e resistentes à água.

O pile ou tecido polar é muito leve e macio e por isso ele aprisiona mais ar quente nos seus espaços mortos do que as fibras naturais – como a lã. Todas estas características contribuem para que o pile seja um versátil e efetivo material de isolamento e por isso é considerado uma boa opção para uso embaixo dos abrigos impermeáveis.

Já para a camada externa, de proteção, tecidos impermeáveis transpirantes tipo Gore-Tex ou Simpa-Tex vêm sendo cada vez mais utilizados. Também fazem parte da categoria de tecidos respiráveis resistentes à água, pois são feitos com uma trama que permite a saída do suor, mas bloqueia a entrada de água. Normalmente são usados em anoraks e parkas.

Os tecidos impermeáveis transpirantes são um progresso em relação ao velho estilo de cobertura de náilon. Funcionam como um funil cuja abertura está virada para o corpo: permitem a saída de moléculas menores e bloqueiam a entrada de moléculas maiores. No entanto, quando expostos a grande quantidade de suor ou umidade dificultam a evaporação. Alguns produtos da Trilhas & Rumos utilizam essa tecnologia, como o Anorak Storm e a Parkha Andes.

Confira, a seguir, os modelos de vestuário mais técnicos da Trilhas & Rumos, adequados para o inverno nas montanhas:

Abrigo Thempus – Feito em tecido polar (200 g/m2), é ideal para uso em dias mais frios em conjunto com os abrigos de tempo. Possui um desenho mais justo e zíper que pode ser aberto por baixo, facilitando o acesso aos bolsos da calça ou bermuda. Tem detalhes refletivos para garantir mais segurança em atividades noturnas.

Abrigo Thermotex – Também fabricado em tecido fleece do tipo Polar, possui alto índice de isolamento térmico, pois tem espessura de 300g/m2. Pode ser usado por baixo dos abrigos impermeáveis, ou isoladamente. É uma boa opção para dias frios, mas sem vento, inclusive no dia-a-dia das cidades. Possui uma versão feminina, o Thermotex Gazelle.

Jaqueta Trilhaswind – Oferece o conforto de um tecido tipo Polar, conjugado a uma eficiente barreira contra o vento e a umidade. É projetado para uso onde se necessita boa impermeabilização (3.000mm) com conforto da respirabilidade (3.000 g/m2). Ideal para atividades ao ar livre, bike ou moto, ocupando pouco espaço. Possui uma versão feminina, o Abrigo Trilhasblock, que pode ser usado também por pessoas de baixa estatura. A proteção do zíper principal e o elástico na cintura oferecem maior resistência contra o frio.

Jaqueta Piloto – Reúne em um só produto proteção contra o vento, o frio e a umidade. Feita em náilon e com forro em tecido polar (300 g/m2), possui punho e cintura em sanfona, além de zíper coberto, protegendo contra a ação do vento e do frio. Tem capuz embutido e as mangas podem ser retiradas, para atender a situações de temperaturas variáveis.

Abrigo Parkha Andes – É o abrigo mais técnico da Trilhas & Rumos, pensado para a proteção externa em climas mais frios, especialmente onde haja esforço físico, como no esqui e em caminhadas em altitude. Seu tecido tem grande resistência à umidade (3000mm) e respirabilidade (3000mm/m2/24h), o que possibilita a saída da umidade gerada pelo corpo, evitando que se condense internamente e prejudique o conforto térmico.

Abrigo Parkha – Feito em tecido Dry Tech (feito por um processo que confere um toque aveludado), suporta até 1.200 mm de coluna d´água. O forro em tela respirável facilita a eliminação da umidade do corpo. Possui costuras seladas, abertura frontal total, regulagem nos punhos, dois bolsos internos (um em tela para guardar mapas e documentos), três bolsos externos, fechamento por zíper e velcro. Sua versão feminina é a Parkha Gazelle.

Abrigo Parkha Klima – É um casaco dois em um, que se desmembra em duas peças: por fora um anorak e por dentro um casaco de fibra polar. O casaco externo, feito em tecido de textura aveludada (Dry Tech), tem costuras seladas e agüenta 1.200 mm de coluna d´água. O casaco interno é feito em fibra polar, é leve e possui reforços em tecido nos ombros e cotovelos.

Anorak Storm – Feito em tecido respirável, possui impermeabilização que resiste a 10.000 mm de coluna d’água com respirabilidade de 5.000mm/m2/24h. Tem costuras seladas e capuz embutido na gola, com sistema de ventilação que evita a condensação. É totalmente forrado, vem com zíper duplo e seu bolso vira embalagem para transporte.


Compartilhe:

Endereço: Rua Fernando Luz Filho, 112 - Teresópolis/RJ - CEP: 25954-195 (Não temos loja de fábrica) - CNPJ: 28.242.576/0001-84
2024 © Trilhas & Rumos - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Otmiza Agência Digital