Barraca

Utilidades do aluminizado


O material aluminizado pode ter várias utilidades nos equipamentos de montanhismo. Mas é importante saber quando ele realmente faz diferença ou não, seja no sobreteto de barracas ou em outros tipos de uso.

O Saco de Dormir aluminizado Coghlan’s, trazido ao Brasil pela Trilhas & Rumos, tem funções interessantes. Quando colocado em torno do saco de dormir, por exemplo, chega a aumentar em seis graus a resistência térmica. Feito em poliéster aluminizado não-deformável, ele reflete o calor e protege dos raios solares. É um excelente acessório para se ter dentro da mochila para o caso de emergências, pois oferece proteção contra o frio, vento ou chuva, protegendo o corpo da perda de temperatura.

A Trilhas & Rumos também tem disponível o Cobertor de Emergência Coghlan’s, feito do mesmo material e com mesma utilidade. Muitos modelos de barraca são produzidos, atualmente, com uma camada de aluminizado em seu sobreteto. O argumento é que esta película serviria para refletir os raios de sol e, assim, tornaria o ambiente interno mais fresco. No entanto, vários testes feitos pela Trilhas & Rumos mostraram que o uso desta camada não alterava a temperatura interna da barraca, principalmente nos dias de calor. A partir daí a Trilhas & Rumos retirou o tecido aluminizado do sobreteto de sua linha de barracas. Os testes mostraram que mais importante que o aluminizado é a ventilação e a altura da barraca. Além disso, raramente alguém fica dentro de uma barraca num dia de sol e a aluminização, à noite, faz o efeito inverso, ou seja, retarda a dissipação do calor do chão e do corpo do usuário. Isso a torna o ambiente mais quente no verão, enquanto que no inverno esse ganho não é realmente vantajoso. Ao contrário, facilita a condensação de água na parede interna do sobreteto, provocando gotejamentos pela parte de dentro, fato este que já foi até confundido com vazamento.

Depois destas constatações, a Trilhas & Rumos optou por trocar a aluminização por uma impermeabilização reforçada e passou-se, então, de 1200mm de coluna d’água para 2000mm – um dos mais altos níveis de impermeabilização encontrado no Brasil. Desta forma, as barracas resistem melhor a chuvas fortes e constantes, tão comuns em um país tropical como o Brasil. As costuras seladas, presentes nos modelos oferecidos pela Trilhas & Rumos, também aderem melhor a este tipo de tecido.

Outra modificação feita nos novos modelos de barracas foi a aplicação de um tratamento anti UV no tecido, o que o tornou 30% mais resistente aos raios solares. A Trilhas & Rumos busca sempre trazer o que há de melhor em tecnologia, para que as noites ao ar livre sejam as mais confortáveis e seguras possíveis. Outras mudanças feitas para melhorar o desempenho das barracas Trilhas & Rumos:

Sistema de fixação do arco por ganchos – O arco de montagem era passado por dentro de um envelope existente no corpo interno da barraca. Notou-se que isso prejudicava a ventilação em dias quentes. O novo sistema melhora a circulação, além de tornar a montagem mais rápida.

Encaixe das varetas nas extremidades – O sistema anterior, de fita com ilhoses, foi alterado para o sistema de argola com pinos acoplados. Com isso, a armação não encosta no chão, encaixa as pontas com mais firmeza e os ilhoses não se soltam mais, pois não são mais usados.

Bolso interno – O bolso interno teve a posição trocada para facilitar alguns usuários, que guardam óculos e itens frágeis. A posição anterior, mais próxima do chão, deixava os itens mais expostos a danos.

Posição da porta – A posição em U invertido tinha alguns inconvenientes, que a deixavam aberta no chão, possibilitando rasgos e danos. O U inclinado minimiza esse problema. Além disso, invertemos a posição da tela mosquiteiro, anteriormente virada para dentro. Desta forma, é possível ventilar mais a barraca ou mesmo olhar para fora sem abrir a tela mosquiteiro, o que, é claro, deixaria os mosquitos entrarem. Algumas barracas da nova linha já estão com a porta em círculo, como um C, muito mais fáceis de guardar quando abertas, pois dispensam o enrolamento.

Ventilação – A área de ventilação parece que foi diminuída, mas, na verdade, o tecido interno foi modificado e este é mais permeável à passagem do ar do que o antigo. Ele também é mais resistente que a tela.



Endereço: Rua Fernando Luz Filho, 112 - Teresópolis/RJ - CEP: 25954-195 (Não temos loja de fábrica) - CNPJ: 28.242.576/0001-84
Contato para atendimento: [email protected]
2019 © Trilhas & Rumos - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Otmiza Agência Digital