Dicas de Uso

O que todo iniciante precisa ter


Todo iniciante em atividades ao ar livre sempre tem dúvidas sobre quais equipamentos adquirir. Por isso, resolvemos fazer uma lista básica – uma sugestão que funcione com ponto de partida – para aqueles que estão começando e entrar no mundo do montanhismo, e querem fazer trilhas e acampar.

É importante lembrar que ter o equipamento certo para as situações adequadas oferece muito mais conforto e segurança à atividade. No entanto, não é tudo. É fundamental saber como utilizar corretamente esses materiais e ter conhecimento sobre o ambiente que está visitando.

Também é recomendável o acompanhamento de um guia experiente e responsável que conheça o local, caso tenha ainda pouca experiência em trilhas. Vários fatores ajudam a definir qual equipamento levar para uma atividade. Porém, ao sair de casa, seja para uma caminhada ou um acampamento, é importante estar preparado para seis fatores principais: frio, calor, claro, escuro, seco e molhado. Ou seja, se vai para um local nas montanhas, ou é inverno, precisará de equipamentos para o frio. Por outro lado, se vai acampar no verão, na praia, esses equipamentos talvez não sejam tão necessários.

Sua atividade pode demorar mais que o esperado e cair a noite antes de seu término. Como fará se não tiver uma lanterna? Conferir a previsão do tempo para o período e para o local onde pretende ir pode ajudar muito também. Outra dica importante para os equipamentos e sempre testá-los em casa, antes de seu uso, para não ser pego de surpresa. Não é nada agradável descobrir, em pleno temporal, que as costuras de sua barraca não oferecem mais vedação; que sua lanterna não funciona quando está no meio de uma caminhada e anoitece; ou que seu fogareiro está entupido quando, ao final de um dia intenso de atividades, você começa a preparar sua refeição. É claro que imprevistos acontecem, mas ter os equipamentos adequados nas horas certas pode evitar muitos transtornos.

Confira agora o kit básico para quem vai fazer uma trilha e acampar.

CAMINHADAS

É claro que existem caminhadas e C aminhadas. A duração, a época do ano e o local podem determinar quais equipamentos devem ser levados. No entanto, listamos aqui quais são os equipamentos mínimos necessários a qualquer tipo de caminhada.

Mochila – Uma mochila confortável, de tamanho adequado para o que você precisar levar, pode evitar um dia de desconforto, além de dores na coluna. É importante atentar para os tipos de mochilas existentes para cada situação. A Trilhas & Rumos possui vários modelos, adequados para diversas situações:cargueiras, de uso misto e diárias. Para uma caminhada de poucas horas uma mochila pequena, para uma trilha de vários dias uma cargueira. Veja aqui como escolher a mochila adequada e outras dicas. Além do modelo, a forma de arrumar a mochila também é fundamental.

Cantil – Manter-se hidratado é muito importante em uma caminhada, especialmente se for um dia de muito sol. A Trilhas & Rumos conta com modelos de mochila que possuem compartimento especial para colocar cantis de hidratação. Caso utilize água disponível no próprio local da caminhada, de rios, por exemplo, é importante saber como purificar a água . Seja do mais simples cantil, ao mais elaborado, o importante é que não falte água (ou bebidas esportivas ou água de côco) durante o passeio. Quando começamos a sentir sede, nosso equilíbrio hídrico (água) e eletrolítico (sódio e potássio) já foi afetado. Portanto uma regra simples é beber pequenos goles (cerca de 200 ml) a cada 40 minutos. Confira aqui alguns tipos de cantil.

Vestuário – Ainda que a caminhada seja num lindo dia de sol, quem sai para ambientes naturais tem que estar preparado para mudanças repentinas de tempo. Por isso, é recomendável sempre levar um anorak ou abrigo parkha, para o caso de chuva ou vento. É indicado também sempre levar um casaco, especialmente em locais frios, para ser utilizado por baixo do anorak, já que esse resiste à chuva e ao vento, mas oferece pouca proteção ao frio. Uma camisa esportiva, que não molhe, feita de material sintético, sem algodão, pode ajudar muito a evitar a perda de calor decorrente do contato com a blusa molhada de suor. Além disso, é importante usar sempre roupa confortável e calça que permita movimentos, e permaneça seca, de tecidos sem algodão como tactel, micro fibra e similares. Nada de sair para caminhar com jeans! Evite algodão nas meias também, optando por meias esportivas.

Lanterna – Outro item que não pode faltar dentro da mochila de quem faz trilhas é uma lanterna . Ainda que a caminhada seja curta, é um equipamento leve e que pode ajudar muito se algum imprevisto acontecer (como perda de controle de horário, bifurcação errada ou até mesmo um acidente) e o passeio demorar mais que o esperado. Uma boa lanterna com pilhas ruins é peso inútil, portanto, sempre tenha pilhas alcalinas novas para a lanterna, assim como pilhas reservas. E antes de sair de casa, não custa nada conferir se a lanterna está funcionando. Confira os modelos de lanterna oferecidos pela Trilhas & Rumos.

Calçado apropriado – Atualmente existe uma variedade grande de botas de caminhada no mercado. Umas mais leves, outras mais pesadas, umas com cano curto, outras com cano longo, umas com camada protetora resistente à água, outras com tela respirável… O que é importante saber é que se você vai para uma trilha deve usar um calçado apropriado para isso. Os calçados utilizados no dia-a-dia da cidade não costumam ser adequados às exigências do ambiente natural e provavelmente não suportariam terrenos irregulares encontrados nas trilhas. Mas lembre-se que é importante não só ser adaptado ao ambiente externo, mas também ao interno, isto é, seu pé tem que ficar confortável nele. Confira aqui como escolher a bota adequada.

Estojo de primeiros socorros – Acidentes acontecem, nunca ignore esta frase. O importante é sempre estar preparado e ter informações suficientes para se sair bem de situações como esta. É fundamental, portanto, levar um estojo de primeiros socorros para ferimentos leves ou algum mal estar, e conhecer minimamente os procedimentos de primeiros socorros .

Boné e protetor solar – Para proteger-se do sol, dois itens essenciais são boné e protetor solar. Mesmo que o tempo esteja nublado ou que o sol pareça fraco, não custa ter esses itens na mochila e evitar queimaduras.

Papel higiênico e saco de lixo – Dois itens fundamentais para o caminhante consciente. Respeite a natureza e pratique os princípios do mínimo impacto em trilhas. Lembre-se que você é o estranho naquele espaço, e por isso deve fazer de tudo para não alterá-lo. Carregue sempre todo o seu lixo de volta numa caminhada, inclusive o papel higiênico. E nunca evacue próximo a cursos d’água para não poluí-los. É recomendável se afastar pelo menos 30 metros e enterrar os dejetos sólidos. Muitos montanhistas carregam uma pequena pá de jardim (de plástico ou metal) com esta finalidade.

CAMPING

Acampar é uma atividade muito prazerosa, especialmente se você tiver os equipamentos adequados para evitar situações de sufoco e aumentar o seu conforto. Se for um acampamento que inclua caminhada, não deixe de levar também os itens já listados acima.

Barraca – É o item essencial de quem vai acampar. A Trilhas & Rumos oferece modelos adequados para cada situação. Você deve sempre levar em consideração se vai acampar num local onde o carro chega (nesse caso poderá levar uma barraca mais pesada) ou se vai caminhar com a barraca nas costas (então precisará de um modelo mais leve). Confira aqui como escolher a barraca ideal para o seu acampamento.

Fogareiro – É um item fundamental para quem pretende cozinhar no acampamento, ou mesmo para tomar uma bebida quente no café da manhã ou à noite. Vários são os modelos e tipos de fogareiros existentes no mercado. Clique aqui para conhecer os diferentes tipos e outras dicas. E não se esqueça de levar o combustível adequado em quantidade suficiente para a sua excursão, bem como os utensílios de cozinha.

Isolante térmico – Necessário para isolar a friagem do solo. É usado dentro da barraca, embaixo do seu colchão, colchonete ou saco de dormir. Conheça aqui os modelos de isolantes da Trilhas & Rumos. Uma alternativa aos isolantes são os modernos colchões infláveis, bem práticos e confortáveis.

Saco de dormir – Outro item fundamental para quem acampa. Há modelos mais e menos resistentes ao frio. A escolha do saco de dormir depende do local ou estação do ano em que pretende acampar, e do peso e volume que está disposto a carregar. A Trilhas & Rumos oferece modelos de muita qualidade, à preços de mercado competitivos.

Lanterna – É um item fundamental para iluminar dentro da barraca e para iluminar quando você faz uma refeição à noite, especialmente nos locais onde não há luz elétrica. Como já dito antes, além da lanterna, sempre tenha pilhas alcalinas novas para a lanterna e pilhas reservas. Considere também o uso de luz química, como os bastões de emergência. Confira os modelos de lanterna oferecidos pela Trilhas & Rumos.

Saco de lixo – Traga todo o lixo que produzir durante seu acampamento e leve até uma lixeira mais próxima ou à cidade. Nas florestas não existe coleta de lixo. Não se esqueça que além de equipamentos, informação é fundamental. Seja um caminhante consciente e conheça no site www.pegaleve.org.br os princípios de mínimo impacto em áreas naturais.

Com essas dicas de kit básico esperamos que tenha uma excelente caminhada e acampamento!



Endereço: Rua Fernando Luz Filho, 112 - Teresópolis/RJ - CEP: 25954-195 (Não temos loja de fábrica) - CNPJ: 28.242.576/0001-84
Contato para atendimento: sac@trilhaserumos.com.br
2019 © Trilhas & Rumos - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Otmiza Agência Digital