Dicas de Uso

Manutenção evita chateação

Muitos excursionistas e caminhantes costumam voltar de suas saídas e deixam seu material à espera de um pouco de energia para arrumá-los, esquecendo-se propositalmente da barraca úmida, uma toalha molhada, panelas sujas etc. Se você é um desses, deixe a preguiça de lado e, da próxima vez, desarrume tudo tão logo chegue em casa, destinando cada coisa ao seu devido lugar. Os materiais perdem suas propriedades com muita rapidez quando mal cuidados. E você não quer se deparar com um saco de dormir que não te esquenta mais, na próxima noite ao ar livre, não é mesmo?

Sugerimos algumas dicas para você seguir assim que pisar em casa novamente.

1. Roupa – as roupas sujas devem ser limpas, cuidando apenas para seguir as instruções de lavagem contidas nas etiquetas. Procure lavar o mínimo possível seus abrigos de tempo de náilon. Se estão sujos, limpe-os com um paninho úmido ou uma esponja. Não use detergentes fortes nem amaciantes de roupa. Alvejantes, nem pensar. E, caso a propriedade impermeabilizante tenha ido embora, trate-o com produtos, que restaurarão esta propriedade e darão uma importante sobrevida ao seu casaco.

2. Fogareiros e utensílios de cozinha – devem ser limpos tão logo chegue em casa. No caso dos fogareiros, siga as instruções do fabricante. Isto te dará duas vantagens: 1. Conhecerá melhor o fogareiro em uma condição muito melhor e poderá se safar de um entupimento em uma noite fria e chuvosa com muito mais destreza. 2. Terás tudo pronto para a próxima viagem. E não esqueça de guardar adequadamente o combustível que sobrou, voltando-o para o frasco original.

3. Barraca – deve ser estendida para secar e, se necessário, limpa. Se estiver imunda, com barro suficiente para ser difícil limpá-la apenas com uma esponja ou pano úmido, lave-a debaixo da torneira ou com uma mangueira. Deixe-a montada ou pendurada em um varal até que seque por completo. Aproveite, na ocasião, para verificar a impermeabilização das costuras. Caso já estejam comprometidas, passe um impermeabilizante próprio para costuras (ref. 9695 – Impermeabilizante de Costuras Coghlan’s), tanto do lado de dentro quanto do lado de fora do sobreteto e do piso de sua barraca e deixe que sequem bem. E lembre-se que, mesmo sem ter pego chuva, se você a guardou antes mesmo dela secar do sereno da noite, deve estendê-la. Ou seja, ela só deve ser guardada e armazenada se estiver bem seca.

aventura-kit3

4. Saco de dormir e isolantes – os sacos de dormir têm de ser tirados do saco onde são guardados e estendidos em um cabide ou, melhor ainda, guardados em um saco cinco vezes maior, para deixá-los soltos e sem serem comprimidos. Guardá-los comprimidos farão com que o enchimento ‘se vicie’ e você perderá rapidamente as propriedades de seu saco de dormir. Se precisar lavá-lo, siga rigorosamente as instruções e faça-o o mínimo possível, para aumentar sua vida útil. Assim, procure usar um lençol muito fino de seda por dentro, que poderá ser facilmente lavado, conservando seu saco de dormir por muito mais tempo. Quanto aos isolantes, mantenha-os sempre limpos. Se forem infláveis, verifique antes de sair se não tem nenhum rasgo que precisa ser reparado e se a válvula está inteira e em perfeitas condições de uso. Não deixe de carregar sempre kits de reparo (ref. 711 – reparos de náilon / ref. 712 – reparos de vinil, ambos da Coghlan’s).

banner_sacos_de_dormir

5. Botas – limpe-as, tanto externa quanto internamente, e verifique o impermeabilizante. Caso já tenha saído, passe algumas camadas do impermeabilizante apropriado novamente. Coloque um pouco de bicarbonato ou algum talco específico para calçados, minimizando a proliferação de bactérias que causam o chulé. Verifique as solas e as costuras, dois pontos sensíveis em uma bota com muito uso e que podem causar muita dor de cabeça durante uma caminhada longa. Assim, se tem tempo antes da próxima viagem, leve-as ao sapateiro para colar as solas. Se você viaja muito pouco, procure deixar suas botas em formas, para que elas não percam o formato nos longos meses que passam dentro do armário.

6. Mochilas – limpá-las é relativamente simples bastando, para isso, passar uma escovinha de cerdas mais duras. Se precisar molhar, use sabão de coco mas sempre do lado externo, cuidando para não danificar a resina interna. Antes de molhar, limpe todos os bolsos, virando-a de cabeça para baixo e sacudindo-a muito bem. Depois de limpá-la, aplique um impermeabilizante adequado (veja nossa linha de impermeabilizantes). Trate as fivelas com silicone. Se puder armazená-las pendurada em um cabide, tanto melhor. Se não puder, cuide para que as alças não fiquem torcidas e procure não pisar nas fivelas de plástico. A maioria dos problemas com as mochilas vem de costuras que abrem por causa do excesso de peso colocado dentro dela. Verifique sempre as costuras em busca de sinais de desgaste ou de rompimento, principalmente nas alças e na barrigueira. Estas reparações precisam ser feitas por profissionais.

01-1170x450

7. Armazenamento em geral – faça uma lista dos equipamentos que você levará e os divida por categorias, como cozinha, dormir etc. Assim, será mais fácil não se perder e dificilmente esquecerá do básico.

Organize as coisas pequenas. Leve-as em pequenas bolsas e sacos apropriados, que facilitarão na hora de encontrá-las dentro da mochila. Não esqueça de levar SEMPRE pilhas reservas.

Não dobre. Casacos, isolantes e sacos de dormir, entre outros equipamentos, não devem nunca ser dobrados e, sim, guardados “amassados”, para não criar linhas que irão, com o tempo, danificar e se tornar um ponto frágil do material.

Zíper – procure mantê-los limpos e encerados com parafina ou silicone, para um melhor deslizamento do mesmo. Procure ter sempre um puxador de zíper longo, de tecido ou cordim, para facilitar na hora de abrir e fechar seu casaco, mochila, estojo de cintura, capuz ou mesmo calça. Assim, você o abrirá com facilidade mesmo quando estiver frio e você estiver usando luvas (ref. 9944 – Coghlan’s).

Use reguladores para cadarço e cordins (ref. 8045 – Coghlan’s) não apenas nas botas mas também nas mochilas, cinturas do anorak e até mesmo nas calças. Isso facilitará – e muito – o uso e o ajuste dos equipamentos, mesmo quando estiver frio e você estiver de luvas.

Garrafas d’água – limpe-as com uma solução de água e bicarbonato e guarde-as fechadas. Isso fará com que não guardem gosto.

Veja as novidades! Nunca deixe de visitar o site da Trilhas & Rumos em busca de novidades. Estamos sempre lançando coisas novas e, numa dessas, poderemos ter a solução para aquele problema que parecia, até então, impossível de resolver…


Compartilhe:

Endereço: Rua Fernando Luz Filho, 112 - Teresópolis/RJ - CEP: 25954-195 (Não temos loja de fábrica) - CNPJ: 28.242.576/0001-84
2024 © Trilhas & Rumos - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Otmiza Agência Digital