Dicas de Uso

Livros técnicos e de história do montanhismo


Para aqueles que querem se aprofundar mais nas dicas e técnicas do montanhismo, ou se interessam em conhecer parte da história desta atividade que leva pessoas para as montanhas há muito tempo, não faltam opções de livros no mercado. A maioria deles trata de orientações detalhadas para quem quer fazer trilhas ou escaladas, apresentando temas como primeiros socorros, alimentação, cordas e nós. Há, ainda, os que tratam da história do montanhismo e os que fazem uma reflexão sobre as motivações que levam pessoas a subir montanhas, ainda que em situações extremamente hostis. Confira as recomendações abaixo e não desista delas antes de chegar ao cume.

Com unhas e dentes – Um clássico entre os livros de montanha, muito usado em cursos básicos de montanhismo. Aborda as técnicas de escalada e segurança em montanha. O Autor, reconhecido montanhista, é talvez quem mais tenha publicado livros sobre o tema. Com unhas e dentes. Autor: Sérgio Beck, publicação independente, 1995.

O livro de orientações do excursionista perdido – Quem já esteve perdido num ambiente de montanha sabe como é o drama. Neste livro de bolso, exemplar de uma série do gênero publicado pelo mesmo autor, Sérgio Beck mostra como usar os equipamentos que devem estar sempre na mochila, como bússolas, mapas, relógio e até mesmo um computador de bordo, para se safar dos apuros. Disponível para compra no site da Trilhas & Rumos. Livro de orientações do excursionista perdido. Autor: Sérgio Beck, publicação independente.

O livro de aventura do excursionista decidido – Para o autor, com um bom roteiro, bom senso e um pouco de prática, o aventureiro pode tomar decisões próprias e soltar-se por aí. Este livro, mais um da coleção de bolso do Sérgio Beck, ajuda a organizar e escolher o equipamento, traz dicas sobre barracas, bússolas, mapas e diversas outras informações para um passeio tranqüilo. Disponível para compra no site da Trilhas & Rumos. O livro de aventura do excursionista decidido. Autor: Sérgio Beck, publicação independente.

O livro de primeiros socorros – O tempo de remover alguém até um hospital é o grande complicador de um acidente em lugares remotos. Este livro, mais um de formato de bolso de Sérgio Beck, é um ótimo auxílio para quem precisa de ajuda em horas difíceis e não sabe como agir. Ótimo para se ter na mochila. Disponível para compra no site da Trilhas & Rumos. O livro de primeiros socorros. Autor: Sérgio Beck, publicação independente.

Livro de cozinha do excursionista faminto – Cansado de comer macarrão e sopa de pacote em seus acampamentos? Pois bem, o livro preparado por Sérgio Beck, em sua série de bolso, traz muitas idéias de como variar seu cardápio de forma criativa, sem levar exageros dentro da mochila. Sugere itens para uma cozinha básica, fala de nutrição e dá receitas práticas que podem ser executadas com poucos utensílios. O livro pode ser encontrado para compra no site da Trilhas & Rumos. Livro de cozinha do excursionista faminto. Autor: Sérgio Beck, publicação independente, 1994.

Manual de trekking – O livro traz um resumo de técnicas, recomendações e dicas úteis para a atividade. Em suas 136 páginas, discute a escolha dos equipamentos apropriados, recomenda acessórios, fala sobre navegação e orientação na natureza, usando boas ilustrações e linguagem agradável. Manual de trekking & aventura. Autor: Guilherme Cavallari, Editora Kalapalo, 2008.

Montanhismo brasileiro – Antonio Paulo, um dos escaladores brasileiros mais experientes, narra a evolução da escalada no Brasil, desde o século XVIII até os dias atuais. Conta histórias de inúmeras aventuras vivenciadas pelos melhores escaladores, em várias gerações. Cada situação apresentada enfoca diferentes sentimentos, desde a adrenalina pura, até as lágrimas de alegria. Montanhismo brasileiro: paixão e aventura. Autor: Antonio Paulo Faria, Montanhar, 2006.

História do Montanhismo no Rio de Janeiro – O livro fala sobre a chamada Era da Consolidação do esporte. Aborda técnicas e materiais empregados na escalada ao longo de sua evolução. Suas 220 páginas traz também fatos e curiosidades que marcaram o passado das ascensões às montanhas. Trata-se do primeiro livro publicado sobre o tema no país e, por isso, extremamente relevante. História do Montanhismo no Rio de Janeiro, dos primórdios aos anos 40. Autos: Waldecy Mathias Lucena, Montanhar, 2006.

O código da montanha – Ética, preservação, esporte consciente, esse é o futuro do montanhismo e é o tema que norteia o livro. No livro, o autor faz uma reflexão sobre o modo de vida das sociedades modernas, a noção de progresso e as conseqüências ambientais para o planeta, especialmente para quem gosta de estar nas montanhas. O código da montanha. Autor: Atila Barros, Editora Publit, 2006.

Cordas e nós para montanhistas – Fazer nós bem feitos é primordial para garantir a segurança numa escalada. Nas 80 páginas do livro, o autor apresenta os principais nós utilizados no montanhismo. Repleto de desenhos que explicam o passo-a-passo de cada nó, o livro traz ainda dicas sobre cordas e fator de queda, entre outras. Cordas & nós para montanhistas. Autor: Cristiano Requião, publicação independente, 2002.

Dividir e conquistar – Com 93 páginas, o livro tem por objetivo orientar de maneira correta, com segurança e técnica, como realizar conquistas de vias em montanha. É um verdadeiro manual de conquista, não de escalada. Dividir e conquistar – técnicas de conquista. Autor: Alex Sandro Ribeiro “Che”, Gráfica WH, 2001.

Escalada – No livro o autor acompanha o leitor, mostrando, nas diversas modalidades, os cuidados, preparos e equipamentos necessários para quem está iniciando na escalada. Escalada. Autor: Dimitri Wuo Pereira, Editora Odysseus, 2007.

Escale melhor e com mais segurança – Escrito pelos editores da conhecida revista de escalada Fator 2, o livro é fácil de entender e vai direto ao assunto. Traz informações atualizadas e muitas ilustrações sobre equipamentos, nós, técnicas de escalada e segurança, entre outros assuntos. O livro abrange todo o currículo mínimo estabelecido pela Federação de Montanhismo do Estado do Rio de Janeiro (Femerj) e pela Associação de Guias Profissionais do Rio de Janeiro (Aguiperj) para os cursos básicos de escalada. Suas 287 páginas apresentam, também, informações para os que estão mais avançados no esporte, sobre proteção móvel e artificial, além de dicas de nutrição e treinamento. Escale melhor e com mais segurança. Autores: Flávio e Cíntia Daflon, publicação independente, 2007.

Horizontes verticais – O autor, escalador e conquistador experiente, apresenta relatos e reflexões sobre a montanha e sobre o ato de escalar. Apresenta conquistas feitas em montanha, mostra pessoas e lugares distantes, conta histórias de acampamentos, momentos de medo, coragem, alegria e decepções. Horizontes verticais. Autor: Jean Pierre von der Weid, publicação independente, 2006.

Esportes de aventura e risco na montanha – O livro é resultado da pesquisa feita pela professora Vera Lucia de Menezes Costa, na área da Educação Física, junto à comunidade esportiva e junto ao público geral para buscar compreender o que leva as pessoas à prática destas atividades e o que os diferencia. Para ela, “subir uma montanha, descer um rio, escalar uma parede, são atividades que exigem do praticante mais do que um esforço físico: requer um ritual que separa estes praticantes dos mortais comuns e os aproxima do divino, sacralizando suas vidas”. Esportes de aventura e risco na montanha. Autora: Vera Lucia de Menezes Costa, Editora Manole, 2000.

Trekking – Para desfrutar de locais de rara beleza, e estar em plena sintonia com a natureza, caminhando por ela, é essencial estar bem preparado e bem informado. Este livro traz orientações preciosas sobre os vários aspectos relacionados à atividade na montanha: alimentação, vestimenta, equipamentos, noções de primeiros socorros e de localização. Em suas 128 páginas aborda-se aspectos práticos da atividade, como a melhor forma de arrumar uma mochila e de montar uma barraca, além de questões éticas e ecológicas no contato com a natureza. Trekking. Autor: Athayde Tonhasca Junior, Editora Contexto, 2003. Por Márcia Soares, novembro de 2008.

Por Márcia Soares, novembro de 2008.



Endereço: Rua Fernando Luz Filho, 112 - Teresópolis/RJ - CEP: 25954-195 (Não temos loja de fábrica) - CNPJ: 28.242.576/0001-84
2018 © Trilhas & Rumos - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Otmiza Agência Digital