Num dia quente de verão, uma caminhada agradável por uma trilha pode transformar-se em uma situação de mal estar e exaustão. Um momento de lazer pode vir a se tornar um sofrimento. Para que isso não ocorra, uma das medidas mais importantes é manter o corpo hidratado, especialmente nas atividades de longa duração.
A água corresponde a 60% de nosso corpo, portanto precisamos dela para viver. Com uma hidratação adequada, o coração bombeia melhor o sangue, o corpo se mantém mais fresco e os músculos recebem a energia de que precisam para se movimentar. Mas uma boa hidratação começa antes da atividade. O corpo precisa de um tempo para os tecidos absorverem os fluidos, por isso recomenda-se beber cerca de meio litro de água pelo menos uma hora antes de começar qualquer atividade física.
A hidratação está diretamente relacionada ao suor. Quanto mais elevada a temperatura e a umidade relativa do ar, mais nosso corpo se aquece, e com isso necessita de maior quantidade de água para resfriá-lo e dissipar o calor através do suor. Logo, quanto mais suamos mais perdemos água do corpo. Como precisamos da água para garantir o bom funcionamento do organismo, para preservar as funções fisiológicas, para transportar nutrientes e para regular a temperatura corporal, como foi dito, é fundamental estar adequadamente hidratado.
Não devemos esperar a sede aparecer para beber algum líquido. O organismo, neste caso, dá um sinal tardio. Quando sentimos sede significa que já estamos em processo de desidratação, e o agravamento do quadro pode levar à fadiga, dor de cabeça, náusea, e até mesmo calafrios, batimento cardíaco acelerado, inabilidade de suar e testa avermelhada. Muitas vezes, só no meio de uma caminhada descobrimos que a água que levamos não é suficiente para a duração da atividade. Por isso é fundamental calcular a distância a ser percorrida e o tempo médio que levará. O ideal é consumir aproximadamente 200 ml de água a cada 20 ou 30 minutos. Então, basta fazer as contas e descobrir a quantidade de água necessária para sua atividade.
Mas não é só água que hidrata. As bebidas que contém sódio são mais facilmente absorvidas pelo corpo e as com carboidratos têm a vantagem de prover energia, o que pode ajudar a melhorar a performance durante uma caminhada, por exemplo. Atividades com duração acima de uma hora e meia requerem mais que a hidratação. Nestes casos, as bebidas isotônicas (sport drinks) como Marathon ou Gatorade são bastante recomendadas, pois além de hidratar fornecem energia, vitaminas e minerais. Não é aconselhável tomar bebidas com cafeína, como café, chás e refrigerantes tipo coca-cola, porque têm um efeito diurético e pode deixar o corpo mais desidratado que antes.
A perda excessiva de sódio leva à hiponatremia. Os sintomas são muito claros: fraqueza, câimbras, fadiga extrema, náusea, desorientação e falta de coordenação. A falta de tratamento, ou seja, a não ingestão de sódio, pode levar a problemas mais agudos como epilepsia, edema pulmonar e dificuldade de respiração. Os principais fatores que levam à hiponatremia são a transpiração excessiva, já que o suor detém alta concentração de sódio; e a ingestão demasiada de água, que fará você urinar mais e, conseqüentemente, perder sódio também. Neste caso, os isotônicos são boas alternativas de reposição de sódio.
A hidratação deve ser mantida após a atividade física também, para repor o sódio, o potássio e o carboidrato perdidos durante sua aventura. A ingestão de um isotônico ou de uma água de coco cai muito bem ao final das atividades. E para saber se seu corpo está bem hidratado basta observar se a cor de sua urina está amarela claro e se você está urinando várias vezes ao dia. Muito fácil, não?
Roupas e equipamentos próprios
Atualmente existem roupas e equipamentos que facilitam e estimulam a hidratação, sendo por isso muito utilizados por quem faz atividades ao ar livre. Os tecidos dry, por exemplo, permitem a evaporação do suor e não retém água, secando-se facilmente.
A Trilhas & Rumos possui vários modelos de mochilas que permitem o uso de cantil flexível (Cantil Hidrat 7), com capacidade para dois litros de água. Mochilas de uso diário e misto como a Crampon Hidrat 10, a Anaton 18, e como a recém-lançada cargueira Crampon 68, entre outras, possuem compartimento interno próprio para o cantil Hidrat, com estrutura para passar a mangueira que conecta o cantil à boca do usuário. Assim, permite que se beba água mesmo que em movimento, sem precisar parar a atividade ou abrir a mochila.
Esses equipamentos com sistema de hidratação são cada vez mais usados por ciclistas, escaladores e caminhantes. Além do Hidrat, estão disponíveis os cantis Camelo, Espanhol e a garrafa Dromedar. Ou seja, opção não falta para os que querem cuidar da saúde, mantendo-se hidratado.
Endereço: Rua Fernando Luz Filho, 112 - Teresópolis/RJ - CEP: 25954-195 (Não temos loja de fábrica) - CNPJ: 28.242.576/0001-84
2024 © Trilhas & Rumos - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento: Otmiza Agência Digital