Dicas de Uso

Cuidados com o saco de dormir


Neste Dicas de Uso, compilamos algumas dicas valiosas para você cuidar de seu saco de dormir e tê-lo útil e em pleno funcionamento por muito mais tempo:

Escolha com cuidado o lugar que irá colocar sua barraca e, conseqüentemente, seu saco de dormir. Lugares baixos podem ser verdadeiros bolsões de ar frio. Por outro lado, lugares altos e cumeadas costumam estar muito expostos aos ventos. Se possível, procure um lugar que seja protegido do vento.

banner_sacos_de_dormir

Nunca guarde seu saco de dormir comprimido na embalagem, pois isto fará com que as fibras “se acomodem” e não voltem a se expandir. Este processo de expansão da fibra, enchendo-a de ar, é o que proporciona a eficácia do enchimento, já que o ar é o melhor isolante que existe. Alguns modelos possuem pendurador e você pode deixá-lo no cabide. Outra boa forma de guardá-lo é dentro de um enorme saco de algodão, longe da poeira e sem comprimi-lo, mas esta alternativa pode exigir um espaço físico que você não tem.

Se você tem espaço embaixo da cama e não o está usando, uma boa solução é guardar o saco de dormir ali. Guarde-o dentro de um protetor de colchão (você pode mandar fazer, em algodão), para não pegar poeira, e deixe-o devidamente esticado debaixo de sua cama.

Não o transporte fora da mochila. O lugar do saco de dormir é no fundo da mesma, envolvido em um saco plástico para não correr o risco de molhar na chuva.

• De manhã, se o tempo estiver bom, coloque o saco de dormir virado do lado avesso no sol, em cima da barraca ou nas pedras em volta do acampamento, enquanto toma café da manhã ou começa a arrumar suas coisas – cuidado para ele não voar! E deixe-o secar um pouco da condensação de seu corpo durante a noite… Mas cuidado para não deixá-lo eternamente no sol, que também é prejudicial para o náilon…

Ao guardá-lo no saco, soque-o lá dentro. Embrulhar com cuidado é prejudicial às fibras, que criarão uma espécie de “memória”, se acostumando com determinada posição. Empurrá-lo desordenadamente para dentro do saco é a melhor forma de guardá-lo.

• O saco de compressão existe para diminuir o volume original do seu saco de dormir já comprimido dentro do saco externo. No entanto, não abuse de seu uso, usando-o apenas na hora de guardá-lo na mochila e diminuindo o “fator memória” nas fibras.

• Um saco de dormir não é nada sem um isolante térmico (ref. 0400; 0450 e 6300) . A função do isolante é regularizar o terreno e isolar da umidade do solo, oferecendo conforto e aumentando a performance do saco de dormir. Guarde o isolante, sempre, dentro de um saco, mesmo que ele seja transportado fora da mochila. Assim, manterá o saco de dormir e o isolante limpos e secos.

• Se você usar o seu saco de dormir envolto por um cobertor de alumínio de emergência (ref. 8235), seu isolamento térmico melhora em até 5 o C. O cobertor de emergência é um acessório útil e de baixo custo que não deve faltar dentro das mochilas…

Beber e comer interfere no sono. Portanto, não esqueça de comer e beber ANTES de ir para a cama. Uma comida ou bebida quente irá aquecê-lo mais do que comidas frias.

• Lembre-se que manter a temperatura corporal é mais fácil do que se deixar esfriar e, depois, ter de se reaquecer.

• Caminhar em volta do acampamento ou fazer um pouco de alongamento antes de dormir pode ajudá-lo a começar a noite aquecido.

Se você é muito friorento e tem dificuldade em se aquecer na hora de dormir mesmo em casa, invista em um saco de dormir mais quente que o indicado para as suas necessidades.

Tenha roupas extras confortáveis e secas para vestir durante a noite. E deixe a roupa úmida usada durante o dia para ser colocada apenas no dia seguinte. Lembre-se de não levar roupas apertadas, que possam restringir a circulação.

• Alguns acessórios como gorros, luvas e meias quentes podem fazer uma tremenda diferença mesmo em noites de verão. E são fundamentais em noites de inverno.

Sacos de dormir molhados não funcionam direito. Para ter certeza de que terá uma cama seca no fim do dia, envolva-o em um saco de lixo sem furo algum e coloque-o no fundo da mochila.

• Ao chegar em casa, ponha todo o seu material para secar – principalmente seu saco de dormir…

NUNCA lave seu saco de dormir a seco! Não jogue fora as instruções de cuidado que a Trilhas & Rumos preparou para você. Leia sempre e siga-as.



Endereço: Rua Fernando Luz Filho, 112 - Teresópolis/RJ - CEP: 25954-195 (Não temos loja de fábrica) - CNPJ: 28.242.576/0001-84
2017 © Trilhas & Rumos - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Otmiza Agência Digital