Caminhada

Caminhadas pesadas

FELIPE JESUS

Caminhar na natureza percorrendo uma trilha é uma atividade de muito prazer para muitas pessoas. Entretanto, antes de realizar uma caminhada pesada, ou seja, de grande exigência física ou com longa duração (vários dias), é necessário uma boa preparação física, psicológica e logística para que a atividade não se torne uma tortura. Sempre é bom lembrar, entretanto, que um pouco de sofrimento pode significar um estímulo para a superação de desafios. Por isso, o primeiro lema para aqueles que se encontram numa situação como esta é “mantenha a persistência”.

Alguns requisitos são importantes para realizar caminhas pesadas. Primeiramente, o conhecimento do local é fundamental. Se você próprio não conhece bem a trilha que irá percorrer, é fundamental estar acompanhado de um guia experiente. Para garantir uma boa orientação e que ninguém irá se perder, especialmente em locais de difícil acesso, onde muitas vezes a trilha não está claramente demarcada, vale a pena o uso de GPS, bússola e mapa. Lembre-se: GPS sem mapa não funciona (e sem baterias também não!).

Além de estar preparado fisicamente, tenha certeza de que é crucial estar bem psicologicamente para agüentar a hostilidade que a vida ao livre muitas vezes apresenta. Ficar dois ou três dias sem tomar banho pode ser desconfortável para a maioria das mulheres, por exemplo. Carregar uma mochila mal ajustada e pesada além do necessário também pode ser desconfortável para a maioria das pessoas. Mas, se você está preparado psicologicamente, não descuide do físico – ele fará toda a diferença no final de um longo dia!

Um bom equipamento é outro requisito fundamental. Certifique-se que você possui um anorak impermeável, uma boa barraca, saco de dormir para temperaturas baixas, isolante térmico, uma boa bota já amaciada, lanterna e pilhas extras, fogareiro, etc. Além disso, procure sempre levar o vestuário adequado para cada situação. O tipo de material a ser utilizado varia de acordo com o local, duração da atividade e temperaturas que irá enfrentar. Os equipamentos que usará em uma caminhada no Brasil, no verão, será completamente diferente daquele a ser usado em uma excursão na Patagônia, no inverno, por exemplo. Se tudo isso estiver adequado, então basta colocar a mochila nas costas e boa trilha!

Veja aqui a lista de equipamentos básicos para quem vai enfrentar uma caminhada pesada, de vários dias:

• Mapa e bússola – Aprenda a utilizá-los antes, senão não servirão para muita coisa.

• Barraca para duas ou três pessoas – Dividir o peso entre os usuários é o ideal, não sobrecarregando ninguém. Tenha certeza de que ela agüenta chuva caso época de precipitações.

• Isolante térmico e saco de dormir.

Mochila cargueira – De no mínimo 55 litros.

Mochila de ataque – Com cerca de 30 litros, para levar o mínimo necessário caso precise fazer uma caminhada curta ou subida a algum cume, dentro do percurso, com ida e volta para o local de acampamento.

• Fogareiro e panelas – Com combustível suficiente para todas as refeições. Sugerimos também dividir entre os usuários da mesma barraca, bem como as comidas.

• Lanterna com pilhas extras – Sempre é bom testar a lanterna antes de sair de casa para não ter surpresas indesejáveis. As lanternas a LED são uma ótima opção.

Anorak.

• Comida para todos os dias e mais um – Levar demais é peso extra. Levar de menos é fome na certa. Seja equilibrado. Não deixe faltar nem sobrar e procure levar coisas leves e energéticas como castanhas e nozes, frutas secas, macarrão, sopas, etc.

• Roupas – Leve peças extras, quentes e secas, embaladas em sacos plásticos para conservá-las longe da umidade. Lembre-se que, mesmo estando no Brasil, o frio pode matar (hipotermia). A temperatura no inverno pode chegar facilmente a alguns graus abaixo de zero em alguns locais.

• Tipos de roupa – Procure as de tecidos sintéticos como capilene, dry fit, tactel, suplex e similares. Eles secam rápido, afastam o suor do contato com o corpo (o que permite fazê-lo sentir-se sempre “seco”) e são muito leves, ideais para qualquer clima. Uma dica: quer secá-lo durante a noite? Guarde-o dentro do saco de dormir. O calor do seu corpo se encarregará do resto (o mesmo vale para as meias de material sintético). Mas não tente fazer isto com roupas de algodão! Além de não secar, ainda deixarão uma desconfortável sensação de umidade durante toda a noite…

• Bota de caminhada – De boa qualidade, de preferência com o cano alto, para protegê-lo de torções (muito freqüentes quando estamos cansados). Deve estar amaciada antes de uma caminhada longo.

• Boas meias – Use uma fina por baixo e outra mais grossa por cima, protegendo seu pé de indesejáveis bolhas (enquanto uma meia roça na outra, o seu pé fica longe dos atritos que causam as bolhas). Não esqueça de tirá-la no final do dia para secar para o dia seguinte. Procure aplicar um talco e/ou álcool em gel para limpar os pés após o longo dia de caminhada, assim que chegar em cada acampamento, livrando-se de fungos e bactérias.

• Bastão de caminhada – Este não é um item indispensável, mas ajudará muito especialmente em locais onde há subidas íngremes e decidas exigentes. Seus joelhos agradecerão!

• Estojo de primeiros socorros – Leve apenas aquilo que sabe usar e não esqueça que, mais importante que socorrer, é não piorar o estado da vítima.

• Telefone celular – Mantenha-o desligado para não gastar a bateria e, em caso de emergência, tenha em mãos telefones úteis. Avise ao menos uma pessoa da família ou amigos para onde você está indo, que trilha pretende fazer e quando pretende voltar. Em caso de resgate, estas informações serão valiosas…


Compartilhe:

Endereço: Rua Fernando Luz Filho, 112 - Teresópolis/RJ - CEP: 25954-195 (Não temos loja de fábrica) - CNPJ: 28.242.576/0001-84
2024 © Trilhas & Rumos - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Otmiza Agência Digital