Alimentação

Condicionamento físico – dicas



Você é um atleta profissional e já se prepara adequadamente para pegar qualquer escalada que estiver adiante. Muito bem! Mantenha-se firme e com foco no seu objetivo.

Mas se você que está lendo não necessariamente é um profissional, mas gosta muito de atividades em meio à natureza que demandam do seu corpo um condicionamento de médio a grande porte, que tal algumas dicas para estar melhor preparado para aquele desafio imperdível do próximo final de semana?

A gente separou algumas possibilidades – entre várias – pra mostrar pra você. Há diversos caminhos para garantir o melhor  condicionamento e é muito importante que você nunca force a barra. Se tem limitações, quaisquer que sejam, vá sempre atrás do treino que mais se parece com o seu estilo de vida. Não abuse pra não se machucar. E outra coisa muito importante: cerque-se sempre de profissionais qualificados para cuidar do seu corpo.

Um pequeno movimento mal feito pode comprometer toda a sua saúde. A gente não quer que você fique de cama. Pelo contrário. A ideia é que você ganhe mais e mais estradas, mais e mais trilhas, mais e mais topos de montanha.

1 – Crossfit
Pois é. O método de treinamento, criado em 2000 pelo treinador americano Greg Glassman na Califórnia, chegou mesmo para ficar e promete ser um grande aliado para o condicionamento dos que pretendem se aventurar pelas montanhas. Pelo fato de trabalhar de forma bem ampla o corpo, o crossfit promove mudanças fisiológicas e prepara melhor o corpo de quem é mais aventureiro.

2 – Corrida
Se o seu estilo não é o de ficar dentro de um local fechado em busca de preparo físico, vá ganhar as ruas e faça sua corrida de maneira rotineira. Essa é uma atividade aeróbica prazerosa e que também traz bastante benefício para os atletas de plantão. Agora, é fundamental que você esteja equipado de um bom tênis. Além disso, só vale correr na rua sem orientação se já estiver acostumado, se a coluna estiver em dia e o joelho também.

3 – Força, velocidade e resistência
Priorize atividades que trabalhem essa tríade, para que você tenha um preparo mais completo. Você pode aliar a corrida, por exemplo, ao pilates. Ou então o treinamento funcional à musculação. Assim, poderá trabalhar todos os grupamentos do seu corpo e garantir não só a resistência como também a melhora do seu condicionamento. Alternar exercícios aeróbicos (bicicleta, corrida, natação) também faz muito bem.

4- Alimentação regrada
Aquele ditado “você é o que você come” está coberto de razão. Se você pretende manter um ritmo adequado para os exercícios físicos, não pode abrir mão de uma alimentação equilibrada e de qualidade. Evite refeições gordurosas, refrigerantes, frituras e não exagere nos doces. E jamais abra mão de se hidratar: beba bastante água.

5 – Alongamento
Muitas vezes, ficamos preocupados somente com o resultado e esquecemos do processo. Para chegar lá, é preciso trilhar um caminho leve e com qualidade. Saúde do corpo e da alma. Alongue, sempre. Antes e depois de fazer seus exercícios. Seu corpo é seu templo e ele agradecerá esse verdadeiro ato de carinho.

Agora é com você. Boa caminhada, boa escalada e boas trilhas!



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