Destinos Internacionais

Deserto de Atacama, o lugar mais seco do mundo!


O Deserto de Atacama está situado no norte do Chile e tem uma área que chega a 2/3 da Itália, com mais de um milhão de pessoas vivendo lá, atualmente. É considerado o deserto mais seco do mundo e o índice pluviométrico não passa de 2 milímetros POR ANO. Algumas regiões não vêem chuva desde que o homem começou a registrar estes dados… Por isso, uma das coisas mais supérfluas das casas é justamente o telhado! Por outro lado, isto faz com que o Atacama ofereça a melhor visibilidade do céu e tenha observatórios de vários países do mundo, com seus telescópios moderníssimos, instalados lá.

Também é um lugar perfeito para testes com robôs que serão, posteriormente, usados em viagens ao espaço, pois assemelha-se a planetas áridos. Curioso? Pois tem mais… Apesar de não chover nunca, neblinas e névoas são comuns e os habitantes resolveram o problema da água bolando uma criativa solução para armazenar as gotículas das nuvens, que chega a fornecer 10 mil litros de água por dia!

Lhamas, vicunhas, flamingos e alpacas também vivem por aqui, criados pelos descendentes dos nativos pré-colombianos, como os índios Aymarás e Atacama. Também é possível ver algumas espécies de plantas, que teimam em nascer, e vulcões nevados, além de oceanos de sal.

Como dizem, o deserto pode ser um assassino implacável, mas tem a incrível capacidade de preservar a história – museus guardam a presença do homem há mais de dez mil anos nesta região inóspita.

Se você planeja uma viagem ao deserto do Atacama, considere ficar na cidade de Calama, a 214 km de Antofagasta, um oásis no meio do deserto. Oferece bons hotéis e é bastante central para algumas atrações interessantes, como os gêiseres El Tatio, a 3.550 m. de altitude, jorrando água a mais de 10 metros e com temperaturas de 85oC; o Vale da Lua, as minas de Chuquicamata e o lago salgado de Atacama. Mas visite também as cidades ao norte, situadas na costa, como Arica, Iquique e Antofagasta – todas possuem aeroportos, além de hotéis, albergues e restaurantes.

Atacama com Trilhas & Rumos

Para conhecer o Atacama sugerimos uma mochila pequena como a Crampon 38, pois em geral os roteiros são feitos com agências de turismo, com ida e volta no mesmo dia. Com bolso frontal e acesso pelo fundo, possui bolsos laterais para colocação de cantis e bolsinhos menores na barrigueira para coisas pequenas.

Outra alternativa, com mais espaço disponível, é a mochila Crampon 68, que possui bolso frontal que pode ser destacado, virando uma pequena mochila de ataque.

Para caminhadas curtas uma opção legal é o Estojo Acqua, pochete leve, com suporte para duas garras de água e bolso interno para documentos.

Por ser muito seco, só tem chuva raramente, mas conta com ventos que podem incomodar o passeio. Por isso sugerimos o Corta-vento Minuano, que é muito leve e compacto e indispensável para ter sempre no fundo da mochila.

Outra boa opção de vestuário é a camisa Trilhas Pro, que pode ser usada isoladamente ou em conjunto com casacos. É feita em tecido revolucionário, que diminui os pontos em contato com a pele através de micro-almofadas.

Aliás, a questão da hidratação nesta trilha deve ser olhada com atenção, já que não há água em abundância no roteiro. A Trilhas & Rumos possui várias opções de cantis, entre eles o Cantil Flexível Hidrat 2, que comporta dois litros de água e é adaptável a diversos modelos de mochilas. A saída de água é feita por uma mangueira que, conectada ao cantil, chega até a boca do usuário e permite que ele beba mesmo em movimento.



Endereço: Rua Fernando Luz Filho, 112 - Teresópolis/RJ - CEP: 25954-195 (Não temos loja de fábrica) - CNPJ: 28.242.576/0001-84
Contato para atendimento: [email protected]
2020 © Trilhas & Rumos - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Otmiza Agência Digital