Blog

Xote, maracatu e baião: tudo isso é Pernambuco – e muito mais


Você já imaginou o tamanho do privilégio que nós brasileiros temos de poder contar com um lugar como Pernambuco em nosso mapa? Não? Vamos te dar uma forcinha. Praias paradisíacas, clima aprazível e um caldeirão cultural que remonta, inclusive, nossa história em tempos de Brasil Colonial. É ou não é um patrimônio esse lugar?

Chegar em Pernambuco é respirar essa mistura de influências, denunciada na arquitetura, na culinária e no ritmo musical. Maracatu, xote e baião inauguraram o manguebeat, uma das manifestações artísticas mais importantes da década de 1990. Recife recebe há anos o festival No Ar Coquetel Molotov, em setembro, com novidades para quem quer conhecer mais esse universo.
E, quando se fala em natureza, Pernambuco segue sendo uma opção completa. Fernando de Noronha, mesmo estando a 500 quilômetros de distância, pertence à região e está rankeada como uma das mais belas praias do país (ou da América Latina?). A pequena costa de Pernambuco, com pouco mais de 185 quilômetros e mais próxima do que Fernando de Noronha, também não deixa por menos no quesito beleza estonteante. Porto de Galinhas e Praia dos Carneiros, em Rio Formoso, estão aí para comprovar essa tese.

Recife, a capital, é incrível. Com cerca de 1,5 milhão de habitantes, recebe os visitantes com museus, praças, teatros, feiras. Fora os fortes, palácios, monumentos e os rios Capibaribe e Beberibe que completam um cenário inspirador. João Cabral de Melo Neto que o diga.
O que dizer de Olinda? Repleta de igrejas centenárias, mosteiros, casas e ateliês com fachadas de um colorido inigualável, explode durante o Carnaval. Recife, sua vizinha, idem. Se quiser sossego, não vá pra lá.
A Ilha de Itamaracá e suas ruas repletas de cajueiros e mangueiras ficam sendo o melhor destino pra fugir da agitação na região (em tempos de carnaval). O Forte Orange conserva a arquitetura original da ocupação holandesa e é um importante ponto turístico. A Ilhota Coroa do Avião, um banco de areia com águas cristalinas e um ou outro barzinho para relaxar, fica em frente. Mas Pernambuco é terra de muitos encantos. Ao longo de sua extensa região, há muitas atrações: o agreste, as serras, as cachoeiras, a caatinga e os sítios arqueológicos são apenas alguns exemplos.
Quem gosta de arvorismo, tirolesa, trilhas e cachoeiras, a dica certeira é passear por Bonito, a pouco mais de 130 quilômetros da capital. Logo mais vem Caruaru, que chega a receber 1 milhão de turistas no ritmo de forró e quadrilhas em festas juninas.
Tudo isso – e muito mais – é o que te espera no imperdível destino de Pernambuco. Faça as malas!


Compartilhe:

Endereço: Rua Fernando Luz Filho, 112 - Teresópolis/RJ - CEP: 25954-195 (Não temos loja de fábrica) - CNPJ: 28.242.576/0001-84
2024 © Trilhas & Rumos - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Otmiza Agência Digital