Blog

Um paraíso chamado Cambará do Sul

Cambará do Sul

Um paraíso chamado Cambará do Sul

Se você nunca ouviu falar nos cânions Itaimbezinho e Fortaleza, deve reservar um tempo na sua agenda para conhecer Cambará do Sul, cidade de cerca de 7 mil habitantes a 202 km de Porto Alegre e 117km de Gramado. O lugar abriga grandes belezas naturais brasileiras. A densa vegetação de Itaimbezinho cobre seus paredões, completando o cenário paradisíaco. Já o Fortaleza prende a atenção por ser mais extenso e profundo. E não é somente isso: Cambará também tem a Cachoeira dos Venâncios, que é um conjunto de quatro quedas-d’água, e o Lajeado da Margarida, destino procurado por causa do Rio Camisas, ideal para banho.

Quanto aos acessos, já vale adiantar que não são tão simples. Para chegar no Cânion da Fortaleza é preciso enfrentar os 14 km finais pedregosos da estrada (os outros 9 km são asfaltados). Pra ida ao Cânion do Itaimbezinho, a estrada de terra encontra-se em melhor estado. Mesmo assim, se estiver chovendo, informe-se sobre as condições dos caminhos antes de se aventurar.

Além de se encantar com o Cânion do Itaimbezinho, você pode, no Parque Nacional de Aparados da Serra, fazer também duas trilhas, que prescindem de guias. A trilha do Vértice, de aproximadamente 45 minutos, é feita parcialmente sobre passarelas, de onde é possível ver as cachoeiras da Andorinha e Véu de Noiva. Outra trilha é a do Cotovelo, de cerca de duas horas, que passa pela Véu de Noiva e pelos arroios Perdizes e Preá, até chegar ao cânion.

Parque Nacional da Serra Geral abriga o deslumbrante Cânion da Fortaleza, que pode ser visto do mirante, um dos pontos mais altos da borda da garganta. No começo da trilha que leva à cachoeira do Tigre Preto e à Pedra do Segredo fica um dos estacionamentos para quem planeja a ida de carro. Se quiser ver os dois pontos, você deve atravessar um rio e passar por algumas subidas pedregosas. O ideal é fazer esse passeio pela manhã; à tarde pode haver cerração e impedir a visibilidade.

O que está esperando para arrumar as malas e conhecer Um paraíso chamado Cambará do Sul mais esse destino imperdível do nosso Brasil?

Algumas dicas de produtos Trilhas e Rumos para essa aventura:

Bastão de Caminhada

Barraca de Camping

Saco De Dormir

Mochila Cargueira

Hidratação

Isolante Térmico

 


Compartilhe:

Endereço: Rua Fernando Luz Filho, 112 - Teresópolis/RJ - CEP: 25954-195 (Não temos loja de fábrica) - CNPJ: 28.242.576/0001-84
2024 © Trilhas & Rumos - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Otmiza Agência Digital