Blog

Tudo pronto pro passeio? Não. Faltou colocar PRUDÊNCIA na mochila


É isso mesmo, pessoal! Com natureza não se brinca. Por isso, você pode ser o mais experiente da turma em montar roteiros e se aventurar pelos mais diversos e desafiadores caminhos, vias, travessias. De qualquer forma, prudência nunca é demais. Independente da experiência, a natureza nos reserva surpresas que mesmo os mais profissionais não estão preparados. O cuidado nunca é demais.

 

É importante conhecer seus limites. Saiba até onde pode ir e não force a barra. Se não tem condicionamento para fazer uma travessia que dura dias, vá ficando na caminhada de algumas horinhas até se sentir seguro para ir além.

Não superestime o lugar para onde você está indo pelo fato de já conhecê-lo, por exemplo. Pode ser que tenha acontecido algum evento recente (erosão, queda de barreira, de galhos, etc.) e o caminho encontrado será totalmente diferente do que se viu pela última vez. Mantenha os planos de começar a sua caminhada ou escalada em um horário que te deixe seguro quanto às intempéries e aos imprevistos que poderá encontrar.

 

Se for um caminho mais longo, evite ir sozinho. Programe seu passeio com uma companhia também para que tenha ajuda caso precise. E, se quiser seguir sozinho, deixe alguém avisado sobre seu percurso e programação. Assim, será mais fácil te localizar em um momento de dificuldade que você não seja capaz de prever.

 

Esteja preparado também para situações difíceis mas que podem ser resolvidas com alguma tranquilidade. Uma dificuldade para atravessar a via, por exemplo, por conta de um galho caído no caminho. Ou um machucado que porventura você faça por conta de uma queda ou no momento em que vai remover esse galho do caminho. Carregue consigo as ferramentas adequadas e um kit de primeiros socorros. Tenha o básico de informações também sobre como proceder de acordo com o ferimento e o kit que você vai levar, porque ter os medicamentos e não saber como e onde usar não adianta muita coisa também, não é? Assim, caso fique ferido, você pode dar o atendimento inicial para ganhar algumas horas e chegar até o pronto socorro mais próximo.

 

No mais, tenha sempre calma na hora de resolver qualquer situação que você não esperava. Não adianta ficar nervoso ou ansioso. Vale domar os pensamentos, agir com cautela e atenção para que o final feliz não fique distante. E até a próxima aventura!


Compartilhe:

Endereço: Rua Fernando Luz Filho, 112 - Teresópolis/RJ - CEP: 25954-195 (Não temos loja de fábrica) - CNPJ: 28.242.576/0001-84
2024 © Trilhas & Rumos - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Otmiza Agência Digital