Blog

Título: Uma volta completa no meio da natureza


Desde meados de 2016, está disponível uma nova trilha para expedição: estamos falando da “360”, que forma um circuito a partir da ligação da Trilha Cartão Postal à Mozart Catão, dois caminhos já conhecidos dos amantes da natureza e do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, localizado na cidade de Teresópolis (RJ). A “360”, que também faz parte dos Caminhos Serra do Mar (trilha de longo curso com mais de 170km e tem como roteiro, a princípio, as cidades de Magé, Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo) leva esse nome porque permite ao caminhante fazer “uma volta completa” na montanha em que se localiza.

Para conhecer a nova trilha basta acessar qualquer uma das duas outras (a Cartão Postal ou a Mozart Catão) tendo como ponto de partida a Estrada da Barragem. Sua primeira vez? Fique tranquilo, você não vai se perder. O Parque organizou uma sinalização para indicar os caminhos.

Prepare-se: apesar de não ser considerada uma caminhada de alto impacto e ter fácil acesso, caso opte por cruzar todo o percurso da “360”, será de cerca de 4km. Alguns trechos íngremes exigem um pouco mais do caminhante. Esqueça o relógio em casa e tire pelo menos a manhã inteira para fazer esse passeio sem se preocupar com a hora do retorno.Ajuste também a câmera e as emoções: o caminho garante belezas naturais e vistas ainda mais bonitas das conhecidas montanhas da região.

No caminho, você será surpreendido alguns bosques, onde é possível observar  diferentes árvores de menor porte e algumas clareiras onde se avista novos ângulos da região, envolvida por muita beleza verde. E de repente, no meio da floresta, é possível ter uma bela vista para o Escalavrado, Dedo de Nossa Senhora, Dedo de Deus e Cabeça de Peixe. Além disso, seus olhos vão poder alcançar também a deslumbrante vista para a Baía da Guanabara – assim como para o Rio de Janeiro.

Caso fique muito cansado, não se esqueça: você está em um Parque Natural que também conta com belas quedas d’água e cachoeiras. Então, se tiver um tempo, aproveite o descanso e o refresco que as águas mais próximas do seu lugar de destino promovem e volte para casa reenergizado.

Para obter maiores informações sobre a trilha e medidas de segurança, entre em contato com o Parque Nacional Serra dos Órgãos
http://www.parnaso.tur.br/


Compartilhe:

Endereço: Rua Fernando Luz Filho, 112 - Teresópolis/RJ - CEP: 25954-195 (Não temos loja de fábrica) - CNPJ: 28.242.576/0001-84
2024 © Trilhas & Rumos - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Otmiza Agência Digital