Blog

Se preparando para o seu próximo trekking


Se preparando para o seu próximo trekking

É claro que passar horas ou dias caminhando com uma mochila nas costas acaba sobrecarregando todo o corpo. Por isso, é essencial se preparar. Pensando nisso, a gente preparou uma lista com diversos exercícios pra você treinar desde agora! E o melhor: sem precisar sair de casa nem comprar equipamentos especiais.

Olha só:

1) Agachamento

Os agachamentos são boas simulações do esforço físico feito nas subidas do trekking. Um dos melhores tipos é o avanço, uma das modalidades de agachamento.

E pra se exercitar assim é muito simples: posicione-se com a coluna totalmente ereta; dê um passo à frente; agache e levante. Após 10 a 15 repetições com uma perna, sem rapidez e com bastante atenção, faça o mesmo com a outra.

2) Subir escadas

Fortalecendo as penas e o glúteo, subir escadas é uma ótima e simples maneira de se exercitar com movimentos parecidos aos das trilhas, já os degraus simulam as pedras e demais obstáculos comuns. Portanto, inclua subidas em escadas no seu treino e, com o tempo, adicione também uma mochila com adequado peso às costas (comece com uma simples, de ataque, e vá aumentando, até chegar na cargueira).

3) Panturrilha

Trabalhando os músculos fundamentais na caminhada, treinar panturrilha é muito importante para conseguir ir mais longe. E pra exercitar você pode incluir em seu treino ou dia a dia algumas práticas de elevação. Basta usar um tablado ou um degrau. Apoie-se na ponta dos pés, eleve e abaixe o corpo com as pernas estendidas. Aproveite o máximo de amplitude nos movimentos para que o resultado seja melhor. Faça séries com muitas repetições e respeite o descanso adequado, que pode variar de 30 segundos a um minuto.

4) Abdominais

Os músculos abdominais e da coluna são fundamentais, pois garantem a força necessária para suportar o peso da mochila durante os trekkings. Por isso, fazer exercícios como pranchas é fundamental.

Um dos tipos de prancha é a com o apoio do cotovelo. Nesse exercício, com apoio de cotovelos, deite de barriga para baixo, estique as pernas e dobre os braços, formando um ângulo de 90º (se achar mais confortável, você pode juntar as mãos). Da cabeça aos pés, o corpo deve formar uma linha reta. Feito isso, posicione os cotovelos exatamente abaixo dos ombros, mantenha o quadril parado e a lombar plana, como se estivesse apoiado em uma parede.

5) Exercícios aeróbios

Ajudando a treinar e fortalecer o coração, os exercícios aeróbios, nos quais se incluem caminhadas ou corridas, podem ser realizados em qualquer lugar, basta ter tempo e um tênis. As caminhadas, inclusive, podem ser inseridas na própria rotina.

E aí, gostou das dicas? Que tal começar a praticar hoje? Treine pro seu trekking e torne a experiência ainda melhor!


Compartilhe:

Endereço: Rua Fernando Luz Filho, 112 - Teresópolis/RJ - CEP: 25954-195 (Não temos loja de fábrica) - CNPJ: 28.242.576/0001-84
2024 © Trilhas & Rumos - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Otmiza Agência Digital