Blog

Os encantos do Jalapão


“Que seja no Japão, Jamaica ou Jalapão, no Jaraguá ou na Guiné
De charrete ou caminhão, de carro ou caminhando a pé eu vou”

Não é à toa que um dos lugares mais encantadores do Brasil já fez parte de letra de música. Inspiração não falta no Jalapão.

Está no coração do Brasil, estado do Tocantins, na divisa com Bahia, Maranhão e Piauí, e possui uma das menores densidades populacionais do país, com 3.778 habitantes ocupando uma área de cerca de 11.000km quadrados.

Pelo fato de ser de difícil acesso, o Jalapão permaneceu preservado. O que espera o visitante é um paraíso cercado por água cristalina e abundante que forma inúmeros rios, em meio a uma paisagem de tirar o fôlego. Outro ponto que chama a atenção é a diversidade do bioma, que é adaptado a esta região.

O Jalapão já foi destino apenas de aventureiros entendidos. Aos poucos, o local foi se tornando um destino turístico e recebendo um número mais variado de visitantes curiosos para conhecer e se encantar com os destinos oferecidos. Hoje, o local mantém muitas de suas características originais, de natureza ainda pura e intacta, principalmente porque conta com diversas Unidades de Conservação e com um turismo sustentável. Isso faz do Jalapão a maior área de preservação contínua da savana brasileira – não é pouca coisa!

Para quem tem curiosidade, conta-se que o nome Jalapão é originário da erva Jalapa-do-Brasil, que é abundante na região e tem uso medicinal.

Estar no Jalapão é se disponibilizar a viver longas jornadas não só para conhecer mais a região mas também de contemplar o que há disponível para visita. Apesar de muito bonitos, os atrativos são distantes entre si. Então, além de precisar estar preparado para viagens mais longas, vale a pena pensar em passar uns dias a mais pra conseguir visitar com calma e qualidade os locais. As condições da viagem também podem assustar, já que são normalmente realizadas em veículos com tração nas quatro rodas. Conforto não é, portanto, a palavra de ordem. Mas encantamento, alegria, solidariedade e histórias pra contar, certamente, serão.


Compartilhe:

Endereço: Rua Fernando Luz Filho, 112 - Teresópolis/RJ - CEP: 25954-195 (Não temos loja de fábrica) - CNPJ: 28.242.576/0001-84
2024 © Trilhas & Rumos - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Otmiza Agência Digital