Blog

O que você precisa saber antes de comprar seu saco de dormir – Parte 4


TIPOS DE COSTURA

Na construção de um saco de dormir, ainda é possível melhorar sua capacidade isolante prestando atenção na forma como as costuras são feitas. Para proteger o usuário em temperaturas positivas, digamos acima dos 5 graus Celsius, uma costura que atravesse as camadas isolantes para formar os gomos não representa perda importante do calor do corpo pelos furos da agulha de costura. Mas em sacos de dormir para temperaturas mais baixas, isso fará uma diferença cada vez maior na medida em que as temperaturas externas sejam menores. Sacos de dormir para temperaturas negativas usam “costuras quentes”: ao invés de costurar os gomos do saco de dormir em apenas uma camada, a construção prevê duas camadas isolantes em cada lado, sendo que as costuras de cada camada não coincidem com a camada adjacente. Dessa forma, mesmo que parte do calor do corpo saia pelos furos de costura da camada próxima ao corpo, ficará retido pela segunda camada. Uma outra forma é usar o sistema “loose-shell”, em que a camada de fibra isolante é costurada apenas pelas laterais, evitando a perda de calor pelos furos das agulhas de costura.

 

GRAUS DE PROTEÇÃO

Muitos fabricantes, como a Trilhas e Rumos, informam graus de proteção em 3 faixas de temperatura: Conforto, Tolerância e Extremo. As temperaturas de Conforto são aquelas em que você ficaria bem protegido entrando no seu saco de dormir com roupas leves. Na Tolerância, você provavelmente se sentirá melhor se também vestir um agasalho que tenha levado para andar à noite. No Extremo, você vai precisar usar luvas, touca, meias e o agasalho que levou para dormir com conforto. Como já dissemos acima, cada pessoa tem uma sensação de conforto dependendo do seu metabolismo pessoal, alimentação, grau de cansaço, etc.. Por isso, se você é do tipo friorento, compre um saco de dormir com um grau de proteção superior às condições que pretende encontrar.

 

Na escolha de seu saco de dormir, você deve ter em mente qual será seu uso mais frequente. Se vai pernoitar apenas em montanhas no Brasil, raras serão as vezes em que vai encontrar temperaturas negativas, mas se planeja levá-lo para lugares mais frios invista em um modelo com maior grau de proteção. Lembre-se também de manter seu saco de dormir sempre limpo e fora da embalagem quando não estiver usando, o que vai prolongar muito a vida do seu investimento. Leia mais sobre os cuidados com seu saco de dormir em nossa página:

https://trilhaserumos.com.br/dicas-roteiros/dicas_de_uso/cuidados-com-o-saco-de-dormir/

https://trilhaserumos.com.br/dicas-roteiros/dicas_de_uso/manutencao-do-saco-de-dormir/


Compartilhe:

Endereço: Rua Fernando Luz Filho, 112 - Teresópolis/RJ - CEP: 25954-195 (Não temos loja de fábrica) - CNPJ: 28.242.576/0001-84
2024 © Trilhas & Rumos - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Otmiza Agência Digital