Blog

O que você precisa saber antes de comprar seu saco de dormir – Parte 3


FIBRAS DE ENCHIMENTO SINTÉTICAS OU NATURAIS?

E qual seria o melhor enchimento a ser usado em um saco de dormir? Para aqueles que desejam – e podem – ter um saco de dormir mais leve, mais comprimível e muito eficiente, mas que não vão a lugares com alta umidade ou possibilidade de encharcar o saco de dormir (e nem têm problemas de orçamento), a resposta é a pluma de ganso. Quando bem cuidados, ou seja, mantidos limpos e fora da embalagem quando não estando em uso, eles manterão sua capacidade isolante e respirabilidade por 10 anos ou mais. Mas note que se ficar molhado perderá grande parte de suas características, podendo formar aglomerados ao secar, e lá se foi seu investimento. Por outro lado, as fibras sintéticas, mesmo as de melhor qualidade, tendem a perder sua capacidade original em 2 ou 3 anos de uso normal, ou menos se usadas intensamente. A maior parte dos sacos de dormir hoje em dia usa fibras sintéticas, e elas podem ser de diversos tipos.

 

A fibra mais comum e econômica é um emaranhado de fios sólidos, de fibra de poliéster, muitas vezes chamado de Acrilon. Proporciona razoável isolamento térmico e durabilidade. Tem a tendencia a se acomodar rapidamente com o tempo, perdendo suas características iniciais. Nas primeiras 20 noites de uso, poderá perder cerca de 1/3 de seu volume inicial, e com isso também sua capacidade isolante inicial (são os modelos de entrada, quase sempre vendidos em supermercados). Acima dele temos as fibras ocas, que podem ter um ou mais furos ao longo dos fios. Estas são bem mais duráveis e oferecem proteção térmica superior com um mesmo volume. Exemplos dessas fibras ocas têm nomes comerciais como Qualofill ou Polarguard. Uma versão mais recente, e que conseguiu resultados bastante bons, é um emaranhado de fios de poliéster sólidos, mas extremamente finos (uma fração da espessura de um fio de cabelo) que conseguem reter um volume grande de ar entre eles, sendo também mais tolerantes à umidade. Este último tipo é conhecido por nomes comerciais como MicroTec, entre outros, sendo uma evolução interessante das fibras sintéticas usadas nos últimos anos. Uma das características mais interessantes, além de sua alta capacidade isolante, é o fato de reter boa parte de suas características mesmo quando úmidas.


Compartilhe:

Endereço: Rua Fernando Luz Filho, 112 - Teresópolis/RJ - CEP: 25954-195 (Não temos loja de fábrica) - CNPJ: 28.242.576/0001-84
2024 © Trilhas & Rumos - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Otmiza Agência Digital