Blog

O que você precisa saber antes de comprar seu saco de dormir – Parte 2


O ISOLANTE TÉRMICO

Um ponto importante a se observar é o fato de que, ao deitarmos, estaremos comprimindo as fibras da parte inferior do saco de dormir, diminuindo em muito sua capacidade isolante. Por esse motivo, e não apenas por uma questão de conforto, o uso de um Isolante térmico, ou colchonete inflável, melhora sensivelmente o conforto térmico em pernoites na natureza. O Isolante térmico é o companheiro inseparável do saco de dormir!

 

Todos os fabricantes de sacos de dormir informam um grau de proteção térmica em seus produtos. Esse grau de proteção é uma escala bastante controversa, pois dificilmente encontraremos as condições ideais em que são feitos os testes. O grau de proteção térmica atribuído a um determinado saco de dormir representa geralmente a menor temperatura em que uma pessoa média poderia dormir com conforto nele. Os parâmetros usados nesse teste supõem uma pessoa jovem, com boa saúde, bem alimentado e hidratado, dentro de um abrigo onde não haja vento, com o saco de dormir seco, usando um isolante térmico por baixo, com gordura e pressão corpórea padrão. Obviamente, isso resulta no fato de que um determinado saco de dormir pode proporcionar conforto para uma pessoa e ser uma geladeira para outra. Os magros e que têm pressão baixa vão sentir mais frio que aqueles com mais gordura corporal e pressão normal, por exemplo.

 

COMO SE MEDE A PROTEÇÃO TÉRMICA?

Cada fabricante adota métodos diferentes para atribuir o grau de proteção térmica a seus produtos, o que torna esses números apenas uma referência, não sendo uma ciência exata até que todos passem a utilizar o mesmo método. Um dos protocolos mais comuns é usar um manequim humano colocado dentro do saco de dormir sendo avaliado em um ambiente de laboratório, com temperatura e umidade controladas, quando se mede a queda de temperatura do manequim ao longo do tempo. Mas existem aqueles que medem a diferença de temperatura entre o lado com uma fonte quente e o lado frio por um determinado período de tempo, estimando depois o quanto isso poderia representar para o corpo humano. Todos esses testes são normatizados, porém podem oferecer resultados diferentes, além do fato já citado de que cada pessoa reage de modo diferente em condições iguais. E cada fabricante pode usar o resultado que lhe for mais favorável.


Compartilhe:

Endereço: Rua Fernando Luz Filho, 112 - Teresópolis/RJ - CEP: 25954-195 (Não temos loja de fábrica) - CNPJ: 28.242.576/0001-84
2024 © Trilhas & Rumos - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Otmiza Agência Digital