Blog

O fascinante Monte Roraima


Roraima: se nunca passou pela sua cabeça fazer expedições por essa região, você precisa rever os seus conceitos. Está certo que Roraima pode não ser um destino super acessível, sobretudo para quem sai da região sudeste brasileira, mas o Monte Roraima, montanha localizada na fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana,  promete compensar qualquer esforço. Vale lembrar: o acesso ao Monte Roraima é realizado pelo lado Venezuelano.
Quem foi, se apaixonou. E quem ainda não foi mas ouviu falar, quer muito conhecer. O monte em formato de mesa (característico do planalto das Guianas) apresenta um ambiente bem diferente da floresta tropical e da savana que se localizam aos seus pés. Por isso, desenvolveu fauna e flora específicas e bem típicas. Você vai se espantar com tantas novidades. Como está na divisa, o Monte Roraima, pelo lado brasileiro, é de responsabilidade do Parque Nacional do Monte Roraima.
Trata-se de um passeio muito interessante para os amantes de natureza e trilhas. Ou melhor, para os amantes de trekking. Sobretudo de algumas décadas pra cá, foi se tornando um dos lugares mais cobiçados por quem gosta desse tipo de atividade.
E tem mais: o Monte Roraima é agraciado com belas quedas d’água e cachoeiras.
Chegar lá, como já foi dito, não é fácil. Para alcançar o topo, pode durar até 3 dias. O caminho todo pode chegar a 6 dias – é necessário, portanto, acampar durante o trajeto. Afinal, estamos falando do oitavo ponto mais alto do Brasil, com altitude de 2.875 metros.  Se você não vê a hora de visitar o local, aproveite as dicas abaixo. Mas prepare-se devidamente: utilize equipamentos adequados, leve água e alimentos, e também conte com ajuda profissional.

. Melhor época pra ir: dezembro a janeiro
. Clima: instável, normalmente quente e úmido. E no topo muito frio
. Para chegar até lá: contrate uma agência no Brasil ou na Venezuela. Ou então, procure por um guia especializado, também na Venezuela. E boa expedição!


Compartilhe:

Endereço: Rua Fernando Luz Filho, 112 - Teresópolis/RJ - CEP: 25954-195 (Não temos loja de fábrica) - CNPJ: 28.242.576/0001-84
2024 © Trilhas & Rumos - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Otmiza Agência Digital