Alimentação

Louça no camping: Três maneiras de lavar sem detergente


Louça no camping: três maneiras de lavar sem detergente

As refeições são alguns dos momentos mais recompensadores em um acampamento: comer ao ar livre, cercado de amigos, uma comida preparada na fogueira, além de recarregar as energias e relaxar, estreita nossos laços com um passado ancestral que, embora não faça parte do nosso cotidiano, está na memória genética da nossa espécie!
Mas e a louça?
Mesmo numa excursão de apenas um dia, você fará, ao menos, duas grandes refeições: almoço e jantar. Levar pratos e talheres para cada uma representa um peso a mais na mochila. Repetir à noite o prato sujo da tarde pode ser indigesto. E usar detergente é catastrófico para o ecossistema local, matando ovas e expondo peixes a bactérias e problemas respiratórios!
Mas se acampar nos aproxima de nossos antepassados, por que não seguir o exemplo deles? Separamos abaixo três métodos para lavar louça de quando o detergente não estava nem perto de ser inventado!
Areia
Molhe os dedos para aderir areia (de preferência, fina) nas pontas e faça movimentos circulares, de fora pra dentro, nos utensílios que precisa lavar. A areia funciona como um esfoliante, triturando as camadas de sujeira e prendendo a gordura.
Se a água estiver muito fria, coloque a areia diretamente no prato com uma pequena quantidade de água e faça movimentos circulares com o prato, imitando a técnica dos antigos mineradores procurando ouro nas beiras de rios!
Uma vez limpos, enxague e seque com um pano para retirar as partículas mais finas de areia.
Cinzas
Fez fogueira? Aproveite as cinzas para, misturando com água, produzir um alvejante rudimentar! Basta esfregar a mistura com os dedos.
Esse método exige que você passe a mistura de água e cinzas por um filtro (pode ser um daqueles de fazer café) para separar os resíduos sólidos e poluentes. Descarte estes resíduos quando voltar à civilização.
Ferva um pouco de água e mergulhe os utensílios lavados por cerca de um minuto para matar bactérias.
Para as panelas encardidas
Para panelas, ferver água vai ajudar a soltar crostas de comida presas ao fundo. Espere a temperatura baixar e depois use um dos outros métodos citados acima para finalizar a limpeza
E aí, curtiu nossas dicas? Então leia os outros posts do blog da Trilhas & Rumos para aproveitar a natureza da forma mais confortável e sustentável possível!


Compartilhe:

Endereço: Rua Fernando Luz Filho, 112 - Teresópolis/RJ - CEP: 25954-195 (Não temos loja de fábrica) - CNPJ: 28.242.576/0001-84
2024 © Trilhas & Rumos - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Otmiza Agência Digital