Blog

Lençóis maranhenses, Barreirinhas, São Luís e São José do Ribamar: tudo isso é Maranhão


O Maranhão é uma grande paixão. Impossível não rimar. Impossível não falar assim do lugar que tem tanta história pra contar. E é isso. É uma região turística, sim, principalmente por conta dos Lençóis. Mas a visita pode se estender a conhecer um pouco mais da história do próprio país. Entre os costumes e tradições, estão o Bumba meu Boi (dispensa apresentações) e o Tambor de Crioula, recheado de danças e músicas típicas pra não deixar ninguém parado. Não são rituais muito divulgados pela mídia de maneira geral, mas com certeza fazem parte do roteiro e da festa de qualquer visitante. Há também quem tenha uma ligação afetiva com o lugar. Lívia Santos, empreendedora carioca, conta um pouco da sua história com a região. É claro que a beleza estonteante dos Lençóis Maranhenses não poderia ficar de fora.

“O Maranhão pra mim tem uma ligação direta com a infância. Foi onde passei boa parte das minhas férias e onde hoje 80% da minha família principal (tios, primos) ainda vive. Falar de São Luís, pra mim, é pensar em família grande, casa cheia; esse é o principal motivo que me leva de volta pra lá, pois é um lugar que me traz boas recordações.

Dentre os lugares que eu acho mais inesquecíveis estão a Raposa, que é no mesmo estilo de Ribamar, e uma extensão de São Luís. Tem uma rua só de rendeiras. Você passa e as vê, na calçada, fazendo blusas, tecendo. É um passeio muito bonito e está recheado de cultura e história. A questão da pesca é forte na região também e esse é mais um ponto que cabe destacar a respeito da diversidade cultural do local. Barreirinhas é o acesso oficial pra ir pros Lençóis e tem um passeio conhecido também que é do Rio Preguiças. Super bonito. Vale a pena”, completa Lívia.

Os Lençóis Maranhenses, realmente, são um capítulo à parte. Uma beleza infindável, uma vista de tirar o fôlego. Estão no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses – que tem área total de 156,5 mil hectares e foi criado na década de 1980. Sua oferta de dunas e lagoas atrai turistas de todos os lugares para um encontro especial com a natureza.

Agora, é sempre bom lembrar que esse tipo de viagem requer algum planejamento e alguns dias na região. Pesquise, antes, qual é o melhor período para a ida (principalmente para os Lençóis) pra que você consiga aproveitar tudo o que o lugar oferece.


Compartilhe:

Endereço: Rua Fernando Luz Filho, 112 - Teresópolis/RJ - CEP: 25954-195 (Não temos loja de fábrica) - CNPJ: 28.242.576/0001-84
2024 © Trilhas & Rumos - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Otmiza Agência Digital