Blog

Espante o calor – mas com cuidado


(Fonte: O Dia)

Como diria a canção, “vem chegando o Verão” – e chegou! Com ele, os passeios nas trilhas pelas florestas e suas cachoeiras se tornam cada vez mais atrativos. Entretanto, essas atividades trazem riscos e requerem alguns cuidados, ainda mais quando falamos em cachoeiras.

Fazer trilha é diferente de fazer uma caminhada pela areia da praia. É preciso ficar atento aos riscos de escorregar em uma pedra ou tropeçar. Há também insetos e, nos rios, as chamadas cabeças d’água, comuns nesta estação do ano por conta do volume de chuvas. Então, coloque na cabeça: cachoeira demanda cuidados com o percurso, com a presença de insetos peçonhentos (e às vezes até mesmo cobras) e com a chuva forte que pode pegar você de surpresa e te levar a ter dificuldades de se desvencilhar.

No Rio de Janeiro, especialistas classificam lugares como a Pedra da Gávea contraindicado para iniciantes. Outro local também procurado neste período na cidade maravilhosa são as cachoeiras do Horto, na Zona Sul, que ficam nos limites do Parque Nacional da Tijuca. Foi ali inclusive que o ano de 2016 registrou sua primeira perda no local; um jovem de 25 anos ficou preso entre as pedras e não resistiu.

Por isso, antes de iniciar uma trilha, planeje sempre a atividade e, de preferência, procure um profissional para guiar o seu passeio. Fique atento ao tempo no dia e avise ao maior número de pessoas sobre o seu paradeiro. Fazer trilhas sozinho é maravilhoso, mas também exige experiência. Enquanto não estiver preparado para isso, procure companhias para se aventurar pelas trilhas das cidades. Não se esqueça ainda de levar água, lanche e repelente. Mesmo que você opte pela trilha durante o dia, leve uma lanterna. Se precisar, ela já estará lá.

E nunca se esqueça também das sacolas para colocar o lixo. O meio ambiente agradece. Bom passeio!


Compartilhe:

Endereço: Rua Fernando Luz Filho, 112 - Teresópolis/RJ - CEP: 25954-195 (Não temos loja de fábrica) - CNPJ: 28.242.576/0001-84
2024 © Trilhas & Rumos - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Otmiza Agência Digital