Blog

Dicas gastronômicas para sua expedição


Dessa vez, a Trilhas e Rumos separou algumas dicas gastronômicas para sua expedição ir além da aventura para uma experiência deliciosa!

Muita gente imagina que, para um jantar feito em um fogareiro, à beira de uma fogueira, uma boa sopa desidratada ou macarrão instantâneo é o melhor que se pode sonhar.

Pode até ser verdade, mas este insosso e sem graça cardápio pode melhorar, com um pouco de imaginação e experiência. Existe um mundo de sabores esperando por você, que podem  sim ser feitos em seu humilde fogareiro e irão, com certeza, perfumar o acampamento – além de nutri-lo corretamente depois de um longo dia na natureza.

Nós gastamos cerca de 900 calorias em uma caminhada de três horas, no plano. As mesmas três horas, em terreno acidentado, como em uma trilha, consomem quase 3 mil calorias! É uma diferença e tanto, não? Por isso, comida calórica e nutritiva é fundamental. Busque ajuda, insista nas tentativas e seja criativo. O que vale aqui é adquirir experiência, aprimorá-la e alcançar resultados deliciosos e super nutritivos.

Programe todas as refeições com antecedência

Comece programando quantos dias ficará fora, quantas refeições deverá fazer, e leve sempre o suficiente para um dia a mais.

Para caminhadas de um dia, ou seja, que não exigirão fogareiros, leve biscoitos, chocolates, mel em sachê, barras de cereais, batata frita ou amendoim torrado (algo com sal, que é bom para quem tem pressão baixa), frutas secas, nozes, azeitonas (uma dica é comprá-la sem caroço, para diminuir o peso e o lixo da mochila), sanduíche de queijo (nada que tenha maionese industrializada ou embutidos que possam estragar com facilidade), maçã, goiaba (pesam um pouco, mas vai se arrepender se não levar) e cenoura (vermelho ou  amarelo, que são docinhos, possuem muita água e vitamina C), já cortada e limpa.

dicas-gastronomicas-imagem-1

 

Se a caminhada exige um ou mais pernoites, é melhor pensar em refeições quentes e um  pouco mais elaboradas. Lembre-se que, além do jantar, um bom café da manhã te dará a base para um longo dia de caminhada.

Uma travessia longa ou uma expedição exigirá um preparo ainda maior e, aí, entrarão as comidas desidratadas e instantâneas – sopas, arroz, macarrão –, mas não se prenda apenas a essas opções.

dicas-gastronomicas-imagem-2

 

Se você prestar especial atenção no cardápio, se empenhar, procurar por dicas gastronômicas para sua expedição, e praticar suas idéias, terá alimentos saudáveis e nutritivos. No entanto, vale lembrar que ninguém morrerá de desnutrição em apenas dois dias e podemos facilmente sobreviver com alimentos industrializados.

Se você estiver treinando para algo maior, poderá gostar de carregar um peso extra. E, com isso, levar bandejas de comidas prontas congeladas pode ser uma agradável surpresa no meio de uma travessia de dois dias. Vale lembrar que um pouco de proteína, gordura, vitaminas, minerais, fibras, e muito de carboidrato é tudo que você precisa no final do dia.

dicas-gastronomicas-imagem-3

 

Não dizem que o planejamento é parte essencial da viagem? Então, aproveite e o faça com cuidado, checando o cardápio e fazendo todas as compras necessárias antes de começar a arrumar a mochila. E bom apetite!

Atenção: veja mais essas dicas gastronômicas para sua expedição

  • Procure escolher alimentos que não demorem eternamente para cozinhar, ou os leve pré-cozidos de casa. Lembre-se que, dependendo da altitude em que você se encontra, o tempo de cozimento irá se alterar. Em altitudes muito altas, a água ferve a menos de 100cº, aumentando o tempo de cozimento até mesmo das comidas instantâneas.
  • Reembale tudo o que você comprar no supermercado, tirando da embalagem original (em sua maioria, lixo e peso extra que você não precisa levar) e colocando em porções já prontas para serem usadas (normalmente individual).

 

dicas-gastronomicas-imagem-4

 

  •  Em alguns casos, você já pode preparar a mistura em casa e levar pronta, como leite em pó, açúcar e chocolate em pó ou café solúvel. Economiza tempo e espaço na mochila.
  • Procure arrumar tudo em grupos e separá-los pelo uso. Por exemplo, deixe os lanches que você irá comer durante o dia em um lugar bem acessível. O jantar pode estar no meio da mochila, pois só será usado quando a mochila estiver vazia e o acampamento montado.
  • Leve sacos plásticos extras, para o lixo – e traga-o de volta. Sempre! Mesmo o lixo orgânico. E principalmente o papel higiênico.
  • Para limpar as panelas, em excursões com mais de um pernoite, leve uma esponja cortada ao meio e um pedaço de sabão de coco, embalados em um saco tipo zip. Lave a louça sempre fora dos cursos de água!
  • Lembre-se que você terá três refeições por dia, divididas em café da manhã, lanche (comidinhas para o dia de caminhada) e jantar.

Algumas receitas:

 

 

  • Cozido:

Este prato pode ser feito à beira da barraca ou, para os mais preguiçosos, poderá ser levado já na panela, de casa. Só não se esqueça de fechar com filme de plástico e tampar tudo muito bem, vedando perfeitamente, pois o líquido poderá derramar dentro da mochila.

Arrume na panela linguiça, batata cortada em quatro, cebolas, cenoura, etc., regue com azeite de oliva, sal, pimenta e orégano. Cubra tudo com uma folha de couve e tampe, levando ao fogo brando (se possível), até cozinhar tudo. É um prato consistente e pesado, mas delicioso e fácil de fazer, além de muito cheiroso.

  • Ensopado vegetariano (receita-base tirada do livro do Sergio Beck):

Pode ser feito em casa, congelado e carregado assim, para ir descongelando na trilha. Fazer um refogado com óleo, cebola, alho, alho poró, gengibre, nabo, pimentão e o que mais quiser. Depois, colocar tomates cortados em quadradinhos e deixar apurar, para virar um molho.

Bater tudo isso no liquidificador, se quiser, voltar para a panela e colocar legumes cortados em cubos (o que tiver em casa: berinjela, abobrinha, abóbora, cenoura, batata, aipim, inhame, etc.) e deixar cozinhando. Temperar com sal e pimenta do reino ou pimenta calabresa. Congelar em potes de plástico. Pode ser usado como molho de macarrão ou com a receita de polenta. Ou, ainda, acompanhando um arroz. 

  • Polenta vegetariana:

Faça no acampamento, para comer com o ensopado acima.

Esquente água e reserve. Frite cebola e alho no óleo, jogue o fubá e a água. Mexa sem parar até formar uma papa grossa. Tempere com sal. Depois de

pronto, misture o ensopado, que irá esquentar na mesma panela. É uma refeição saborosa e nutritiva para o final de um longo dia de caminhada.

  • Pão de Panela: 

Uma porção de farinha de trigo integral e, a mesma porção de farinha branca. Uma pitada de sal e outra de fermento para pão. Para dar sabor, pode colocar alho, cebola, queijo ralado ou cubinhos de provolone. Misturar tudo e ir adicionando água morna aos poucos, mexendo com uma colher de pau.

Deixar a mistura bem homogênea e colocar para assar em uma frigideira, de preferência de teflon. O ponto ideal é a massa ficar um pouco úmida e não seca. Untar a frigideira com azeite de oliva, colocar a massa e deixar assando tampada, em fogo baixo. Pode salpicar gergelim torrado em cima. A parte de baixo deverá endurecer antes de virá-lo. Leve a mistura já pronta, em sacos com fechos, e acrescente a água já no acampamento.

  • Maionese de Tofu:

Tofu é aquele queijo de soja encontrado em lojas de produtos naturais. Para um bloco de tofu use meia xícara de molho a base de vinagre (3 partes de azeite de oliva para uma parte de suco de limão ou vinagre, sal e pimenta do reino para temperar), meia xícara de água, uma colher de chá de mostarda e meia colher de chá de sal. Bata tudo no liquidificador e está pronto para ser servido com torradas ou passado no pão, como base para sanduíches.

  • Pasta de Abacate:

Substitua o tofu da receita acima pelo abacate, e acrescente um dente de alho (que, aliás, combina bem com a maionese de tofu). Esta pasta também fica uma delícia se usada como base para os sanduíches mais diversos.

  • Pasta de Grão de Bico:

Deixe o grão de bico de molho por uma noite. Cozinhe com uns dentes de alho até ficar macio (na panela de pressão, por 20 minutos depois de pegar pressão). Bata no liquidificador com um pouquinho da água do cozimento e uma colher de sobremesa de Tahine (pasta de gergelim, vendida em supermercados e lojas naturais. Existe, inclusive, Tahine integral) para cada xícara de grão de bico. Tempere com sal e enfeite com salsinha e cebola picadas por cima. Não se esqueça da hortelã. É outra pasta que combina bem em sanduíches e é muito nutritiva.

Sugestões de Livros:

Cozinhando ao Ar Livre – Cristiano Requião.

O Livro de Cozinha do Excursionista Faminto – Sergio Beck.

O Melhor da Festa – Sonia Hirsch.


Compartilhe:

Endereço: Rua Fernando Luz Filho, 112 - Teresópolis/RJ - CEP: 25954-195 (Não temos loja de fábrica) - CNPJ: 28.242.576/0001-84
2024 © Trilhas & Rumos - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Otmiza Agência Digital