Alimentação

Dicas básicas para se manter hidratado



Dicas básicas para se manter hidratado

 

Com 60% de água, o organismo humano se mantém hidratado e disposto para as diversas funções e tarefas desempenhadas durante todo o dia. Porém, quando ocorre queda nesse percentual, você pode acabar se sentindo mal. Então, em atividades como escalada, caminhada, esqui, corrida e pedalada, por exemplo, é importante se hidratar corretamente, para se manter bem, evitando problemas.

 

Devo beber quanto de água?

Definir uma quantidade de água a ingerir por dia é muito pessoal e varia de rotina para rotina, já que depende de inúmeros fatores. Intensidade, duração, clima, idade e peso são algumas condicionais.

 

No geral, beber meio litro de água por hora, quando estiver em exercício de nível moderado, em uma temperatura amena, é uma boa recomendação. Vale lembrar que a quantidade de água ingerida deve variar conforme a temperatura e a intensidade de sua atividade.

 

Além disso, ingerir uma grande quantidade de água é difícil, mas, ao se tornar um hábito, passa a ser muito mais fácil.

 

Planeje sua ingestão de água

– Dependendo de onde você estiver, a ingestão de água varia. Em altas altitudes, é muito importante beber água frequentemente (já que você está menos propenso a sentir sede e procurar por água em locais mais altos).

– No inverno, não deixe a água de lado. Você pode não sentir vontade, mas é importante manter-se hidratado tanto em climas frios como em climas quentes.

– Planeje a rota. Se não conseguir levar água suficiente, planeje uma rota que irá leva-lo a alguma fonte onde você possa beber água e/ou encher sua garrafa.

– Utilize protetor solar para evitar desidratação. Roupas com proteção contra raios UV também são recomendadas.

– Não espere sentir sede. Esse já é um sinal da desidratação.

 

Dificuldade de lembrar a hora de ingerir água?

 

Uma dica pra quem não consegue controlar a ingestão de água é utilizar um alarme para apitar a cada 20 minutos. Assim, você não se esquecerá nunca.

 

Observação: esse tempo é pensado para potencializar o consumo. Em vez de beber água com um grande espaço de tempo entre as goladas, tome muitos goles menores para se hidratar continuamente.

 

E aí, curtiu nossas dicas? Evite a desidratação e a super-hidratação. Mantenha-se sempre bem!



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