Blog

Dicas básicas para purificar a água e não deixar a hidratação de lado


Dicas básicas para purificar a água e não deixar a hidratação de lado

Carregar a garrafinha pro trekking ou pra trilha é indispensável, principalmente porque a desidratação é uma condição séria e que precisa ser sempre evitada. Mas, mais do que isso, não adianta coletar água em qualquer lugar. Para evitar que um descuido acabe com a sua aventura, atente-se sempre à origem da água e preferencialmente utilize um método de purificação.

E para te ajudar nesse processo, confira dicas essenciais para purificar a água, manter a hidratação em dia e aproveitar a trilha até o final!

Onde pegar sua água
Verificar se o local conta com água parada (como lagos e represas) é essencial, porque a preferência deve ser sempre para água corrente. Isso porque, além de ser mais fresca, tende a ter menor incidência de parasitas, fungos e diversos outros tipos de resíduo que se acumulam em água parada. Observe também se o local em que você está fazendo a coleta está próximo às áreas onde os animais costumam entrar para se banhar.

Vale lembrar que, se você estiver acampando na região e for usar essa água para o banho, deve fazer a coleta para consumo acima da área usada para higienização pessoal.

Filtre de forma simples
Usar qualquer tecido limpo (camisetas, toalhas e até meias) é uma das melhores formas para filtrar sua água de forma simples. Isso é fundamental para retirar resíduos sólidos, como folhas ou pedras e eliminar de vez os intrusos que querem ir para a sua garrafa.

Mate as bactérias com um adicional prático
O cloro e/ou iodo são duas opções químicas muito práticas para matar bactérias e vírus. As pastilhas de cloro são comercializadas em farmácias e basta você colocar uma delas na garrafa e esperar, pelo menos, 10 minutos para consumir. O mesmo pode ser feito com o iodo, que tem efeito semelhante. Neste caso, duas gotas de iodo são suficientes para purificar um litro de água. Ambas as opções tendem a deixar a água com um gosto amargo, mas transferir a água de um recipiente para outro algumas vezes antes do consumo tende a amezinhar o gosto adverso.

Purificador portátil
Há diversas formas de purificar sua água como já sabemos e uma delas é o purificador portátil, que pode ser facilmente carregado na mochila sem ocupar muito espaço ou acrescentar peso extra. Esses pequenos tubos têm se tornado muito populares pela sua praticidade e por muitas vezes já filtrarem e acrescentarem iodo ao processo de purificação da água.

Ferver
Esse é o método mais antigo e uma das opções mais eficientes para purificar água. Após entrar no estado de ebulição, quando a água começa a ferver, aguarde 10 minutos antes de consumir a água. Esse processo mata boa parte dos parasitas e bactérias e pode ser usado como um extra, junto a outros métodos, para garantir ainda mais pureza na água.


E aí, curtiu nossas dicas? Então, antes de consumir a água coletada, coloque nossas dicas em prática e mantenha-se sempre bem!


Compartilhe:

Endereço: Rua Fernando Luz Filho, 112 - Teresópolis/RJ - CEP: 25954-195 (Não temos loja de fábrica) - CNPJ: 28.242.576/0001-84
2024 © Trilhas & Rumos - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Otmiza Agência Digital