Blog

Calor do corpo é usado para gerar eletricidade


(Fonte: Site Inovação Tecnológica)

Gerador termoelétrico alimentado a partir da diferença da temperatura entre o corpo e o ar (Imagem: KAIST)

Já imaginou trocar as baterias por um gerador que produza eletricidade aproveitando o calor do seu corpo? Sim, é isso mesmo. Esta é a proposta de um novo gerador termoelétrico flexível, fabricado à base de um tecido de fibra de vidro, da autoria de
Sun Jin Kim e seus colegas do instituto KAIST, na Coreia do Sul.

Basicamente dois tipos de geradores termoelétricos, ou nanogeradores, têm sido desenvolvidos – com materiais orgânicos ou com materiais inorgânicos. Os geradores termoelétricos orgânicos utilizam polímeros, ou plásticos, que são altamente flexíveis e compatíveis com a pele humana, o que os torna ideais para roupas eletrônicas, ou e-tecidos e para aparelhos eletrônicos de vestir.

Porém, os polímeros produzem pouca energia. Os geradores termoelétricos inorgânicos produzem bastante eletricidade, mas são pesados, rígidos e volumosos.

A equipe coreana lançou, então, um novo conceito: o gerador termoelétrico feito de materiais inorgânicos, de alta eficiência, e com tecido flexível.

Para isso foram sintetizados dois tipos de materiais termoelétricos em estado líquido: um tipo negativo (Bi2Te3) e outro positivo (Sb2Te3). Como são líquidos – na verdade, um tanto pastosos – eles podem ser aplicados em um tecido usando uma técnica de impressão similar à serigrafia, usada para pintar camisetas.

Os materiais formam “pontos” dos tipos positivo e negativo mesclados na malha do tecido, que pode ter espessuras na faixa dos micrômetros, gerando energia.

Segundo o professor Byung Jin Cho, líder do grupo, “o próprio tecido de vidro serve como substrato superior e inferior do gerador termoelétrico, mantendo os materiais termoelétricos inorgânicos no meio. Esta é uma abordagem bastante revolucionária para conceber um gerador, reduzindo significativamente o peso do nosso gerador
(~ 0,13g/cm2), que é um elemento essencial para eletrônicos de vestir”.

Um dos protótipos, em formato de pulseira, gera cerca de 40 mW de energia elétrica a partir da diferença de temperatura entre a pele humana e o ar. Incrível, não?


Compartilhe:

Endereço: Rua Fernando Luz Filho, 112 - Teresópolis/RJ - CEP: 25954-195 (Não temos loja de fábrica) - CNPJ: 28.242.576/0001-84
2024 © Trilhas & Rumos - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Otmiza Agência Digital