Blog

Barracas: guia para iniciantes

A barraca é um dos itens fundamentais para quem vai dormir ao ar livre. Pensando nisso, a Trilhas e Rumos separou uma lista com algumas dicas para quem esta planejando uma viagem e precisa escolher a barraca certa.

Se você nunca acampou, saiba que hoje em dia as barracas podem oferecer mais conforto e proteção do que você imagina. Suportam vento, chuva, e te protegem dos insetos que insistem em atormentar o sono de quem está bem longe da civilização.

Não se esqueça: você literalmente carregará sua própria casinha nas costas. Portanto, considerar o peso e volume da barraca que vai comprar é fundamental para que não haja arrependimento no futuro.

Saiba mais sobre tipos de barracas e como aumentar sua vida útil com algumas dicas que separamos para você:

Escolhendo a barraca

Tudo que você usará durante a viagem será carregado nas suas costas (exceto, claro, se você for de carro e estacionar ao lado do acampamento). Portanto, o peso da sua barraca faz toda a diferença.

Sê você vai viajar acompanhado, invista em uma barraca para duas ou três pessoas, e divida o peso com seus colegas durante a viagem, aproveitando para poupar costas e pernas de ambos. Atenção: se você não pensa em dividir a barraca, invista em uma individual. Muitas pessoas exageram ao comprar uma barraca para duas ou mais pessoas. Se você acampa constantemente sozinho, não há necessidade de tanto espaço ocioso.

 

montar-barraca01

Barracas Bivak Trilhas e Rumos

(Uma das mais leves do mercado, pesando apenas 1.7kg)

Três ou quatro estações? Não se confunda ao se deparar com essa dúvida. Essa é uma convenção que define as barracas como sendo apropriadas para verão, outono e primavera (três estações) ou para verão, outono, primavera e inverno (quatro estações). Mas entenda que “inverno” aqui é daqueles encontrados em países frios ou altas montanhas – e não o nosso inverno brasileiro.

Se for viajar apenas pelo Brasil, uma Barraca 3 estações é suficiente. Se for se aventurar numa alta montanha no exterior, você certamente escolherá uma 4 estações. Não vale a pena comprar uma Barraca 4 estações para acampar em locais quentes, pois ela pode ser um pouco sufocante na hora de dormir, além de custo mais elevado.

 

 

Saiba mais sobre barracas

 

 

montar-barraca2

 

Não podemos nos esquecer de um detalhe que nos mantém vivos: a ventilação. Nosso organismo respira e transpira o tempo todo. Por isso, um abrigo bem ventilado é fundamental.

Durante a noite, a constante respiração e transpiração dos usuários farão com que o ar úmido se condense ao tocar áreas mais frias, e isto pode fazer com que a Barraca amanheça com a parte interna do sobreteto molhada. Em temperaturas abaixo de zero a situação piora um pouco: por conta da condensação, a barraca pode congelar e fica difícil guardá-la de volta na mochila.

Por isso, a ventilação da barraca é indispensável para evitar esse tipo de contratempo. Deixe todos os respiros abertos e bem ventilados durante a noite. Uma barraca de qualidade mantém uma boa ventilação mesmo com chuva!

As costuras são pontos de infiltração, e por isso requerem uma selagem adicional que precisa de atenção redobrada. Um bom sobreteto, com impermeabilização adequada e costuras bem seladas vai te manter seco enquanto dorme. Países tropicais podem te surpreender com uma tempestade a qualquer momento. Por isso, cheque sempre as costuras, tanto no sobreteto quanto no chão da barraca, e garanta que estejam bem seladas e o piso apoiado em local que não empoce.

Para não ser surpreendido por uma barraca que “vaza”, guarde-a sempre seca e em local ventilado, pois o mofo ataca sem pena as resinas impermeabilizantes e descola a fita de selagem interna. Bons sobretetos recebem um tratamento contra os efeitos nocivos dos raios ultra-violeta, para aumentar a resistência aos raios solares. Nossas barracas possuem essa proteção, com uma solução a base de Dióxido de Titânio aplicada no sobreteto, que reduz muito a degradação do tecido. O termo “UV 50+“ significa que apenas uma unidade ou menos dos raios UV consegue passar pelo tecido. Isso é bastante semelhante aos filtros solares usados na nossa pele, excetuando-se o fato de que o produto químico aplicado é mais específico para tecidos. Lembre-se que, mesmo com essa proteção adicional, o tecido se degrada ao ser exposto aos raios solares. A partir de 300 horas de exposição ao Sol, ele mostrará os primeiros sinais disso: o início do desbotamento e da perda da impermeabilização. Por isso, não deixe sua barraca montada ao sol desnecessariamente. Monte-a em locais mais sombreados e, se não tiver jeito, cubra-a com um plástico opaco, tecido ou mesmo folhas grandes para aumentar sua durabilidade.

 

 

Montando a barraca

 

montar-barraca

 

Aprenda a montar sua barraca em casa. Não deixe para montá-la pela primeira vez no acampamento, durante a noite, debaixo de chuva ou com vento. O processo pode se tornar desgastante e estressante se você for um marinheiro de primeira viagem. Além disso, antes de sair para acampar, certifique-se de que ela está completa, com as armações e estacas adequadas (emprestou para um amigo? Confira após recebê-la de volta. Se faltar algo ainda será tempo de repor).

Em geral, barracas mais modernas costumam ser de fácil montagem, mas certifique-se que você aprendeu para que serve cada peça antes de sair de casa.

O sobreteto é responsável por criar uma camada de ar importante para o isolamento, além de ser uma proteção contra a chuva. Portanto, na hora de montar a barraca atente para o fato de que o sobreteto nunca poderá estar encostado no teto. Os estabilizadores laterais devem estar sempre bem esticados e servem também para isso, além de evitar que a barraca balance sob ventos mais fortes.

Conservação

Para aumentar a vida útil da sua barraca, guarde-a sempre limpa e seca, pois a umidade e a sujeira podem danificar o tecido e a selagem das costuras. Nada de deixar de molho: pano úmido retira a maior parte da sujeira. Esfregar com solventes, deixar de molho ou lavar em máquina poderá ser o fim de sua barraca.

Como já dissemos, os raios solares são os grandes responsáveis pela degradação do tecido. Por isso, evite deixá-la montada ao ar livre por muito tempo.

Se sua barraca já tiver muito tempo de uso, ela provavelmente não possui mais a mesma capacidade de proteção contra umidade. Utilize produtos impermeabilizantes para continuar usando seu equipamento em viagens.

 

 

Informações adicionais

 

montar-barraca3

 

Um avanço lateral ou frontal é importante para guardar seu material durante a noite. Se for dividir sua barraca com mais alguém, pode ser uma boa investir em uma barraca com duas portas, que deixa as duas pessoas independentes e com um avanço para cada um guardar seus equipamentos.

Nunca, em circunstância alguma, acenda um fogareiro dentro da barraca. O material do qual a barraca é formada é altamente inflamável, e o fogo também consome muito do oxigênio disponível, ou seja, um fogareiro pode causar morte por asfixia, ou queimaduras graves. Quando precisar de iluminação dentro da Barraca, use lanternas ou lampiões a pilha, ou ainda um bastão de luz química.

Carregue sempre um rolo de fita adesiva (tipo silver tape). A fita pode te ajudar e muito se você precisar de um reparo no tecido ou mesmo nas varetas numa emergência.

E não se esqueça: de tempos em tempos, é sempre bom montar a sua barraca, para ventilar e evitar que tenha um problema com umidade, o que pode acabar ocasionando problemas de perda de selagem, zíper agarrando ou mau cheiro difícil de remover.


Compartilhe:

Endereço: Rua Fernando Luz Filho, 112 - Teresópolis/RJ - CEP: 25954-195 (Não temos loja de fábrica) - CNPJ: 28.242.576/0001-84
2024 © Trilhas & Rumos - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Otmiza Agência Digital