Blog

As vantagens das trilhas e caminhadas


A gente sabe que a vida hoje, totalmente acelerada, com altos picos de ansiedade e acúmulo de tarefas, não promove com tanta facilidade a tranquilidade e o sossego. Entretanto, principalmente na Serra, é possível encontrar isso por algumas horas… E as trilhas são grandes exemplos disso, já que amenizam problemas emocionais, como o estresse e ansiedade, e, além disso, ainda proporcionam saúde. Confira, então, os benefícios específicos dessa prática:

Ainda mais sorrisos…

A Landscape and Urban Planning publicou um estudo que aponta que pessoas que passam 50 minutos andando em meio à natureza atestam diminuição da ansiedade e maior sentimento de felicidade, algo pouco frequente em quem vive nas cidades grandes, totalmente condicionado à ansiedade. Isso significa que trilhas proporcionam prazer e bem-estar!

Músculos mais fortes

Fazer trilha não é tão fácil. Principalmente por conta das subidas e descidas constantes, além de obstáculos gerais que podem ser encontrados pelo caminho, o esforço nos músculos das pernas, como coxa e panturrilha, é o principal efeito desse tipo de exercício, que acaba promovendo fortalecimento.

É melhor até para o coração!

Além dos músculos das pernas, o coração também agradece, já que o risco de doenças cardíacas diminui. Isso porque o sistema cardiovascular, composto pelo coração e pelos vasos sanguíneos, é estimulado, o que provoca maior bombeamento de sangue para todo o corpo, flexibilização das veias e sua manutenção.

E do que precisa para fazer trilha?

Tênis e roupas confortáveis são essenciais. E por mais que não pareça, são os únicos itens fundamentais, já que as trilhas mais básicas não exigem equipamentos específicos. Além disso, recomenda-se sempre uma mochila com itens essenciais, como frutas e sanduíches. Não esqueça, é claro, sua garrafa d’água. A hidratação deve ser feita constantemente, para evitar a desidratação.

E aí? Mochila nas costas. Água em mãos. Pronto para uma trilha hoje? 😉


Compartilhe:

Endereço: Rua Fernando Luz Filho, 112 - Teresópolis/RJ - CEP: 25954-195 (Não temos loja de fábrica) - CNPJ: 28.242.576/0001-84
2024 © Trilhas & Rumos - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Otmiza Agência Digital