Blog

As infinitas praias de Bertioga


(Fonte: UOL)

Quer mais tranquilidade para fazer aquela trilha ou caminhada? Ou simplesmente para descansar à beira da praia?

Você precisa separar um tempinho pra visitar Bertioga. A maior parte de sua área litorânea está localizada no Parque Estadual da Serra do Mar,  esse imenso corredor verde e dotado de grandes belezas naturais formadas pela Mata Atlântica, manguezais, rios e cachoeiras.

A cidade marca o limite entre os trechos Sul e Norte do litoral paulista e concentra praias com boa balneabilidade. Mas é nas águas claras e doces dos rios Jaguareguava e Itapanhaú que Bertioga guarda seus maiores tesouros naturais.

Outro tesouro escondido na região é a Vila de Itatinga, uma pequena comunidade formada basicamente por funcionários de uma das usinas mais antigas do Brasil, construída pelos ingleses em 1910. Essa sociedade vive isolada a 7 quilômetros do Rio Itapanhaú e para conhecê-la, é necessário pegar um bondinho com apenas duas saídas diárias, que transporta locais e visitantes.

Mais acessíveis do que Itatinga, mas não menos isolados, estão os índios tupi-guaranis de Boracéia, no limite do município com São Sebastião. Os rastros do que fora um grande país indígena ainda podem ser vistos na margem direita da Rio-Santos, onde alguns membros da comunidade vivem da comercialização do artesanato produzido.


Compartilhe:

Endereço: Rua Fernando Luz Filho, 112 - Teresópolis/RJ - CEP: 25954-195 (Não temos loja de fábrica) - CNPJ: 28.242.576/0001-84
2024 © Trilhas & Rumos - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Otmiza Agência Digital