Caminhada

Você pode ajudar a preservar

Para colaborar ativamente na conservação dos locais que você freqüenta e aprecia: Aprenda e informe-se sobre as técnicas de mínimo impacto. Incorpore-as na sua rotina de excursionismo e viagens. Associe-se a um grupo excursionista. Grupos excursionistas são entidades sem fins lucrativos que promovem atividades como caminhadas, montanhismo, canoagem, exploração de cavernas etc.

Nestes grupos, você encontrará companhia, treinamento e orientação para a prática dessas atividades com segurança e sem agredir o meio ambiente. Seja um ecoturista ativo e faça parte do planejamento e manutenção dos locais que você freqüenta. Apresente-se como voluntário nas campanhas de limpeza, manutenção das trilhas e vias de acesso a estas áreas, bem como em ações e campanhas que colaborem para a conservação do ambiente. Envolva-se e participe das discussões sobre acessibilidade, abertura de novas áreas, organização de grupos de resgate etc. A participação ativa de todos é muito importante para que o ecoturismo desenvolva-se de forma organizada e consistente e em harmonia com a conservação dos recursos naturais.

Incentive e pratique a convivência positiva entre visitantes, condutores e guias, proprietários de áreas privadas e administradores de áreas protegidas e unidades de conservação, obedecendo aos regulamentos que se aplicam a cada local.

E, se você quer ajudar e não sabe como começar, sugerimos que você siga os passos da ONG Pega Leve! (www.pegaleve.org.br): “Seguindo e ajudando a divulgar o conteúdo desta publicação, você ajuda a preservar o lugar que está desfrutando hoje, mantendo-o sempre na melhor condição para você e para os outros visitantes.

O mais importante é lembrarmos que praticar o mínimo impacto é uma questão de atitude e depende apenas de você !” Adaptação: Helena Artmann, seguindo orientações contidas no site www.pegaleve.org.br


Compartilhe:

Endereço: Rua Fernando Luz Filho, 112 - Teresópolis/RJ - CEP: 25954-195 (Não temos loja de fábrica) - CNPJ: 28.242.576/0001-84
2024 © Trilhas & Rumos - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Otmiza Agência Digital