Blog

Por que ainda viajamos de trem?


Em busca de histórias ou por saudade. Das duas uma. Há os que ouviram dos pais ou avós relatos emocionados envolvendo uma viagem de trem ou os que ainda se lembram dos tempos em que o trem era um dos principais meios de transporte no Brasil.

Ficamos pensando em ambos os casos. E é por isso que esse espaço vai mapear alguns dos lugares no país que preservaram a memória das estradas de ferro e permanecem conduzindo passageiros para fins turísticos.

 

O que essas estradas preservadas revelam aos nossos olhos de viajantes é um misto de enternecimento e enlevo. Belas paisagens misturam-se à arquitetura do trem, que remete aos seus tempos áureos. O passeio nos leva muito além.

É o caso, por exemplo, do Trem da Serra da Mantiqueira. Operado pela regional Sul de Minas em Passa Quatro (MG), ele parte da cidade mineira em direção à Estação Coronel Fulgêncio; pense no nome dessa Estação, inaugurada em 1884. Por si só, uma enorme viagem! Conta-se que foi assim intitulada em homenagem ao coronel mineiro que veio a falecer no local (antes chamava-se “Túnel”, por conta de sua proximidade com o Túnel da Mantiqueira). Segundo consta, a estação foi estratégica durante a Revolução de 1932 e palco dos maiores combates do movimento.

 

E para os apaixonados pelo assunto e estudiosos dos tempos do “Brasil-Ferrovia”: o trem que faz esse percurso é formado pela genuína locomotiva 332, construída em 1925 por uma montadora norte-americana chamada Baldwin Locomotive Works. Os carros de passageiro tracionados pela locomotiva são de madeira e feitos na década de 1950, no espaço das oficinas da Estrada de Ferro Central do Brasil de Belo Horizonte.

 

Carinho pelo nosso passado e respeito pelo que ainda virá. A viagem finda, assim, no alto da Serra da Mantiqueira – divisa entre Minas e São Paulo. E, antes do retorno, ainda na Coronel Fulgêncio, é possível visitar uma exposição fotográfica que relembra a importância do local para a televisão brasileira (trechos de duas minisséries, ao menos, foram filmados lá: Mad Maria e JK). Trata-se de uma estrada que passa pela História do país e por uma das mais estonteantes belezas naturais da região. Pense nesse desembarque. Imagine só!

 

Mais informações: www.abpfsuldeminas.com/trem-da-serra-da-mantiqueira


Compartilhe:

Endereço: Rua Fernando Luz Filho, 112 - Teresópolis/RJ - CEP: 25954-195 (Não temos loja de fábrica) - CNPJ: 28.242.576/0001-84
2024 © Trilhas & Rumos - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Otmiza Agência Digital