Dicas e Roteiros

Parque Nacional Serra do Cipó


Localizado a cerca de 100 km de Belo Horizonte, ao sul da cadeia do Espinhaço, a Serra do Cipó é destino obrigatório para quem vai à capital mineira e gosta de contato com a natureza. com inúmeras cachoeiras, rios, cavernas, cânions, trilhas perfeitas para caminhadas e mountain bike, entre outras atrações. o local é também um dos centros nacionais de escalada. a região abrange parte dos municípios mineiros de Jaboticatubas, Santana do Riacho, Morro do Pilar, Nova União e Itambé do Mato Dentro.

 

Não é a toa que em 1984 foi criado ali o Parque Nacional da Serra do Cipó. sua área de 100 mil hectares abriga uma flora e uma fauna com um grau de endemismo (ocorrência de uma dada espécie em área restrita) considerado um dos maiores do mundo. como se não bastasse, possui a melhor amostra de campos rupestres do país. a fauna também é imensa e pouco conhecida, abrigando várias espécies ameaçadas de extinção, como o lobo-guará, cachorro-do-mato-vinagre, tamanduá-bandeira, veado-campeiro, onça-parda e gato-maracajá. o lobo guará é um dos representantes mais conhecidos da fauna encontrada no parque. dentre as aves pode-se avistar com frequência tucanos, gaviões, codornas, perdizes, pica-paus e espécies raras, como o beija-flor-de-gravata-verde ( augastes scutatus), endêmico da serra, despertando grande interesse em ornitólogos de várias partes do mundo.

 

A topografia acidentada e a grande quantidade de nascentes formam diversos rios, cachoeiras, cânions e cavernas de excepcional beleza natural. por ser rica em cursos d’água, a serra do espinhaço, onde está assentada a do cipó, divide duas importantes bacias hidrográficas brasileiras: a do São Francisco e a do Rio Doce.

A origem do nome Serra do Cipó tem duas versões: uma diz vir do nome do rio cipó e a outra que se origina da mata fechada existente no local, com muitos cipós se entrelaçando e formando barreiras. a Serra do Cipó, antes conhecida como serra da vacaria, foi um dos primeiros caminhos pelos quais os bandeirantes passaram quando chegaram em minas gerais a procura de pedras preciosas, no século XVII. o atual parque era caminho para diversas cidades, tais como serro e diamantina.

 

Além de sua riqueza histórica e natural, outro grande atrativo do local são seus vestígios arqueológicos. na região podem ser encontradas pinturas rupestres nos inúmeros sítios arqueológicos, grutas e cavernas, com interessantes desenhos de comunidades primitivas. há registros do cotidiano dos homens pré-históricos com idade estimada entre 8.000 e 10.000 anos.

 

A região apresenta clima tropical de altitude, com temperatura média anual em torno de 21°c.isso possibilita visitar o parque durante todo o ano. o inverno é seco e o verão chuvoso. de abril a novembro é a melhor época para se cruzar os rios, tomar banhos de cachoeiras e praticar atividades na natureza. no restante do ano, devido às chuvas, as cachoeiras ficam mais cheias e a vegetação mais florida, porém há risco de trombas d’água. a temperatura média anual é de 21ºc.
A região oferece uma diversidade de opções para hospedagem, desde áreas de camping, até uma rede de pousadas e hotéis com preços variados. o acesso é feito a partir de Belo Horizonte (mais ou menos a uma hora e meia de viagem) pela rodovia MG-010, sentido Conceição do Mato Dentro. no km 94, seguir à direita por três quilômetros em estrada de terra até a portaria do parque.
Principais Atrativos

Poço Azul – o nome Poço Azul é devido ao reflexo do sol incidindo na superfície da água durante determinadas épocas do ano. possui uma queda de aproximadamente 6 metros de altura e o acesso se dá por uma trilha de 2 km com trechos planos e acidentados, sendo bastante comum à presença de matas, capões e paredes rochosas margeando o córrego gordurinhas. transformou-se num dos atrativos naturais mais próximos da portaria do parque.
Cachoeira Grande – considerada um dos cartões postais da Serra do Cipó, a cachoeira tem uma queda com 10 metros de altura e um paredão de pedras de aproximadamente 60 metros de largura, encoberto por gramíneas. o acesso é por uma estrada de terra com 2 km, passando por várias pousadas e fazendas. localizado na área de proteção ambiental (apa) Morro da Pedreira, em Jaboticatubas.

 

Cachoeira da Farofa – localizada na Serra da Bandeirinha, é um dos atrativos mais procurados pelos visitantes do parque. possui uma sucessão de quedas d’água com sete cachoeiras, até atingir um poço em meio a um paredão de rocha quartzítica, cercado de gramíneas e orquídeas que decoram a paisagem local. o acesso pela parte baixa da serra, será por uma trilha plana de aproximadamente 7 km, onde é possível observar o Córrego das Pedras, a Lagoa Comprida e o Ribeirão Mascates. seu percurso pode ser realizado a pé, a cavalo, de bicicleta ou por um jeep, credenciado pela gerência do parque, para auxiliar o transporte de crianças e idosos ao atrativo natural.

 

Cachoeira Véu Da Noiva – é um dos atrativos mais conhecidos da região e se encontra dentro da propriedade da acm (Associação Cristã De Moços), fora dos limites do parque. são três quedas imensas, sendo a última com aproximadamente 120 metros formando um poço de acesso íngreme. o acesso também pode ser feito pelo Roteiro Dos Escravos, uma trilha de mais ou menos 600 metros, íngreme, que leva ao topo da cachoeira e em sua nascente. como o próprio nome diz, foi feita pelos escravos para auxiliar o transporte das riquezas minerais adquiridas na Serra Do Espinhaço durante o ciclo do ouro e diamante do século XVIII.

Cachoeiras Do Gavião E Das Andorinhas – podem ser visitadas seguindo a mesma trilha que margeia o Ribeirão Bocaina e passa por um paredão com pinturas rupestres. são 9 km de veículo e mais 6 km caminhando até a primeira cachoeira. para chegar nas Andorinhas percorre-se mais 3 km a pé.

 

Cachoeira Da Capivara – localizada próxima à Serra Morena, esta cachoeira é uma das maiores da região. o acesso é feito pela MG-010, em um trecho de aproximadamente 20 km de estrada de terra, logo após a Estátua Do Juquinha, lendário morador da região.

 

Cachoeiras Congonhas – situa-se na parte de cima do parque, possuindo duas quedas de águas cristalinas e muito usadas para a prática de canyoning. são acessíveis pelo mesmo caminho do travessão, percorrendo-se 17 km a pé. recomenda-se acompanhamento de guia credenciado pelo parque neste roteiro.
Cachoeira Da Lagoa Dourada – também encontra-se na região alta do parque e possui duas quedas de fácil acesso e uma terceira mais difícil. dependendo da época do ano, a luz solar reflete a tonalidade da vegetação do seu entorno dando um tom dourado à água da lagoa. daí veio seu nome. durante o trajeto é possível ter uma panorâmica da região de São José Da Serra e do Capão Dos Palmitos.

 

Cânion Das Bandeirinhas – formado por uma abertura existente entre a Serra Da Bandeirinha e a Serra Dos Confins, este cânion de 6 km de extensão está localizado no interior do parque, formando uma sucessão de cascatas e piscinas naturais. para chegar lá, caminha-se por uma trilha plana com aproximadamente 12 km. no caminho deve-se atravessar o Ribeirão Mascate com o fundo coberto de pedras escorregadias.

 

Nascente Do Rio Cipó – é o mais importante curso d’água da região. nasce a partir do encontro dos ribeirões Mascate e Gavião, sendo que o mascate desce do Cânion Das Bandeirinhas enquanto o Gavião a Serra Da Bocaina, ambos no interior do parque nacional.

 

Trilha Do Travessão – uma das caminhadas mais gratificantes do parque, por um penhasco monumental que divide as bacias do Rio São Francisco e Rio Doce. durante o percurso há afloramentos rochosos que abrigam pinturas rupestres, várias espécies de sempre vivas, campos de samambaias de altitude, algumas nascentes, uma cachoeira e panorâmicas deslumbrantes. percorre-se 17 km de carro por estrada de terra e 12 km de caminhada.

 

Lapinha E Pico Do Breu – o Pico Do Breu é o mais alto da Serra Do Cipó. no caminho há uma represa, localizada no povoado da Lapinha, ao pé da serra. há também algumas quedas d’água de grande beleza cênica e o córrego das pedras, próximo ao pico, com várias corredeiras.

 

 

Cipó com Trilhas & Rumos

Para os que vão acampar uma boa opção é a barraca Bivak alumínio. ela acomoda uma pessoa confortavelmente, com sua bagagem pessoal, e tem apenas 1,7 kg! Para duas pessoas a melhor alternativa é a barraca Cota 2, que pesa 3,3 kg. com formato iglu, possui duas entradas e armações marcadas com sistema de cores para facilitar a montagem.

Outro produto indicado para é o saco de dormir Super Pluma, que possui apenas 1 kg de peso e pode ser usado como saco de casal, quando unido pelo zíper (deve-se adquirir o zíper com lados opostos, left e right). sua proteção térmica é de até +4. e para o isolamento térmico, uma alternativa boa é o isolante Matratze Light, que pesa apenas 300g e possui uma face aluminizada que deve ser colocada em contato com o corpo, aumentando a proteção térmica.

Nas caminhadas de um só dia é fundamental ter uma mochila confortável. sugerimos a Crampon 38, muito versátil para uso em geral. com bolso frontal e acesso pelo fundo, possui bolsos laterais para colocação de cantis e bolsinhos menores na barrigueira para coisas pequenas. outra boa opção é o Estojo Acqua, pochete leve, com suporte para duas garras de água e bolso interno para documentos.

A região conta com ventos que podem incomodar o passeio. por isso sugerimos o Corta-Vento Minuano, que é muito leve e compacto e indispensável para ter sempre no fundo da mochila. outra boa opção de vestuário é a Camisa Trilhas Pro, que pode ser usada isoladamente ou em conjunto com casacos. é feita em tecido revolucionário, que diminui os pontos em contato com a pele através de micro-almofadas.

 

Sites Relacionados:

www.portalcipo.com.br/
www.webventure.com.br/home/conteudo/noticias/index/id/13155

por márcia soares, setembro de 2009.

 

atenção: essa seção foi desenvolvida para dar idéias e sugestões de lugares onde você poderá usar os produtos trilhas e rumos. são, em sua maioria, roteiros de caminhadas, mas pretendemos ampliá-los aos poucos, com as roteiros de nossos clientes e visitantes. utilize este roteiro como fonte de inspiração mas não como única fonte de informação.

a trilhas & rumos não se responsabiliza por alterações na trilha ocorridas depois da publicação deste roteiro. a exatidão dos pontos de referência era a melhor possível por ocasião da publicação, mas não implica em responsabilidade de nossa parte quanto a exatidão. informe-se antes de entrar na trilha.


Compartilhe:

Endereço: Rua Fernando Luz Filho, 112 - Teresópolis/RJ - CEP: 25954-195 (Não temos loja de fábrica) - CNPJ: 28.242.576/0001-84
2024 © Trilhas & Rumos - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Otmiza Agência Digital