Dicas e Roteiros

Pirenópolis

Tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a cidade de Pirenópolis é um dos locais mais procurados para o ecoturismo e a prática de esportes de aventura no cerrado goiano. Com uma natureza exuberante, a cidade localiza-se ao pé da Serra dos Pireneus, a cerca de 150 km de Brasília, e conta com verdadeiros santuários de vida silvestre. Rios, cachoeiras e trilhas para caminhadas são as principais opções do lugar, que ainda conta com tradicionais festas folclóricas. Seus córregos e belíssimas cachoeiras, a maioria localizada em áreas protegidas, muitas delas terras privadas, são os principais atrativos da região.

Ao todo são oito unidades de conservação, sendo que a mais conhecida é o Parque Estadual da Serra dos Pireneus. Criado em 1987, fica a 20 km de distância da cidade. É uma área de especial beleza e seu tesouro está nos cerrados rupestres de altitude, nas formações rochosas e nas nascentes. O parque é um importante divisor de águas das bacias hidrográficas platina e amazônica, e abriga uma rica biodiversidade do bioma cerrado, caracterizando-se pelas formações rupestres, campos de altitude e veredas. Lá está o ponto mais alto da região: o Pico do Pireneus. Com 1.400 metros de altitude, possui uma pequena capela em seu cume.

O parque também abriga o Morro Cabeludo, com quase 1.400 metros, com formação rochosa datada do período pré-cambriano, há aproximadamente 1 bilhão de anos. Estes cumes podem ser acessados por trilha. Além de muitos banhos de cachoeira e caminhadas diversas, o visitante também encontrará outras opções de lazer ao ar livre região, como rapel, arvorismo, bóia-cross, Canyoning, mountain bike, canoagem, escalada, tirolesa, trilhas e moto e ciclismo. Em Pirenópolis é possível encontrar várias empresas de turismo que operam estas atividades.

Mas nem só de aventura vive a cidade. Ela também é o destino certo para aqueles que desejam descansar em um ambiente tranqüilo e cercado de natureza. Esta pequena e simpática cidade do período colonial possui hoje um pouco mais de 21 mil habitantes. Seu clima é marcado por temperaturas amenas e pequenas variações térmicas ao longo do ano, com dois períodos bem definidos: de outubro a março é quente e chuvoso; enquanto que de abril a setembro é seco e frio. Justamente por isso, a melhor época para visitar Pirenópolis é a partir da segunda quinzena de abril, até a primeira metade de junho, quando a seca ainda não começou e os dias de céu bem azul tomam conta da região.

Cidade histórica da época da minerarão dos bandeirantes, fundada em 1730, Pirenópolis tem uma boa infra-estrutura de turismo, com pousadas, restaurantes, guias e operadoras. É possível instalar-se em hotéis e pousadas, campings ou até mesmo alugar casas para temporada. Os restaurantes oferecem especialidades da região, como o Risoto do Cerrado, além das comidas tradicionais.

Para chegar lá, basta pegar a BR-070, em Brasília, até a cidade de Corumbá de Goiás, e depois seguir mais 20 km. Saindo de Goiânia, segue-se pela GO-060, depois pela BR-153, totalizando 107 Km até Pirenópolis.

Principais atrações:

Serra dos Pireneus – Conta com sete trilhas ecológicas para caminhada e três picos, sendo o mais alto a quase 1.400 metros de altitude. Possui também áreas de escalada no local.

Fazenda Bonsucesso – A apenas cinco quilômetros do centro, o local conta com seis cachoeiras com piscinas naturais. As mais visitadas são a Aladim, a Tamboril e a Azul. Para chegar à Cachoeira Azul, é necessário percorrer trilha de 1.500 metros, onde o bom condicionamento físico é fundamental.

Flor das Águas – Inaugurada em março de 2001, esta Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) situa-se a cerca de 6 km de Pirenópolis, constituindo-se numa área de preservação e centro de atividades da Fundação Pro-Natureza (Funatura). A maior atração da reserva é a trilha para caminhada por dentro do cerrado original, com fauna e flora protegidos. Com a ajuda de convênio internacional, foi construída uma casa-sede que vem servindo para encontros e reuniões.

Cachoeira do Rosário – A 35 km de Pirenópolis, este belíssimo local conta com uma cachoeira de 35 metros e oferece almoço caipira e trilhas no cerrado. A cachoeira fica em propriedade particular, é necessário pagamento de taxa de entrada e a visitação é limitada a 40 pessoas por dia.

Cachoeira do Abade – Situada na fazenda Cabaçais, tem quedas de água de quase 21 metros. Há camping e hospedagem rústica no local. O acesso, bem sinalizado, é feito pela estrada dos Pireneus.

Salto Corumbá – Considerada uma das mais lindas cachoeiras da região, possui ótima infra-estrutura e está localizado na cidade vizinha Corumbá de Goiás.

Reserva Ecológica Vargem Grande – Possui duas cachoeiras, a do Lázaro e a de Santa Maria. Ambas formam um bonito espetáculo da natureza e são bastante procuradas por praticantes de trekking. Possui fauna e flora típicas do cerrado.

Cachoeiras Meia Lua e Fumaça – Estão localizadas na Fazenda Meia Lua, a seis quilômetros da cidade, e no pé da Serra dos Pireneus. O acesso é feito pela estrada dos Pireneus e, para visitação, deve-se procurar o camping Sombra da Mata, que fica nas pedreiras.

Pedreiras – É considerado um ótimo local para caminhadas, e é também onde ocorre a extração de pedras de Pirenópolis. Para se chegar às Pedreiras deve-se pegar a estrada dos Pireneus.

Cidade de Pedra – Localizado a 51 km de distância da cidade, este atrativo não possui nenhuma infra-estrutura turística mas é um cenário de beleza espetacular.


Compartilhe:

Endereço: Rua Fernando Luz Filho, 112 - Teresópolis/RJ - CEP: 25954-195 (Não temos loja de fábrica) - CNPJ: 28.242.576/0001-84
2024 © Trilhas & Rumos - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Otmiza Agência Digital