Todos os dias podemos proclamar a nossa independência e garantir a expressão de nossa espontaneidade.
Entre os dias 30/11/2012 e 01/12/2012 realizei o passeio mais inesquecível em minha vida. Uma trilha de 3 dias no Parque Nacional da Chapada Diamantina, na região do Vale do Pati. Iniciando-se no povoado de Guiné, em Mucugê, fizemos nosso primeiro pernoite no local conhecido como “Toca do Gavião”, com toda segurança garantida por minha barraca Cota 2 Trilhas e Rumos. Em seguida visitamos o Cachoeirão, uma das mais belas cachoeiras do Parque.
Ao examinar o percurso, utilizando apenas o mapa e uma bússola, “quase” como nossos ancestrais, realizamos a descida pela “fenda”, e apresentou-se um dos visuais mais incríveis por mim já presenciado: A vista do Vale do Pati pela fenda, tendo ao fundo o imponente Morro do Castelo. Uma descida íngreme que exigia grande esforço físico, mas tinha a me auxiliar, a mochila Crampon 72, modelo da Trilhas e Rumos que garantia conforto e segurança em todo o trajeto.
O acampamento no vale foi grandioso. Realmente indescritível o acampamento às margens de um dos rios que cortam o Parque Nacional, um dos lugares mais bonitos e incríveis do mundo.
Fica aqui a minha história e a dicas para a visitação: o Cachoeirão, o Vale do Cachoeirão e o Vale do Pati, lugares indispensáveis à qualquer visitante do Parque Nacional da Chapada Diamantina.
Tiago de Brito.