Você sabia que um bom sobreteto de Barraca para acampar pode custar mais da metade do valor total da própria Barraca? A razão disso são 3 tecnologias principais que são incorporadas nele:
– Impermeabilidade: voce já deve saber da importancia disso, se algum dia esteve acampado debaixo de chuva forte. Num clima tropical como o do Brasil, a impermeabilidade mínima para resistir a chuvas é de 1000mm de coluna dágua. Com o tempo e a exposição ao Sol, essa característica vai se degradando, e por essa razão há muitos anos nossas Barracas utilizam 2.000mm de coluna dágua como mínimo (como essa medição é feita em 3 pontos do tecido, a norma estabelece que seja considerada a menor das 3 medidas). Nossos sobretetos fabricados a partir da metade de 2014 passaram a ter 3000mm de coluna dágua como mínimo, de modo a prolongar esse grau de proteção.
– Proteção contra os Raios Ultravioleta: o Sol é o inimigo número 1 da durabilidade da sua Barraca. O primeiro sintoma de degradação do tecido é o início do desbotamento e perda de impermeabilidade. Logo depois o tecido se fragiliza, e rasga com facilidade – é o fim do seu sobreteto. Para minimizar esse efeito há mais de 15 anos nossas Barracas recebem um tratamento químico à base de Dióxido de Titânio (sim, aquele mesmo usado em muitos filtros solares) que diminui esse efeito do Sol. Nossas Barracas têm uma resistencia conhecida como UV50+, que significa que 1 unidade, ou menos, de raios ultravioleta em cada 50 unidades chega efetivamente ao tecido. Isso aumenta a resistencia e o tempo de uso, mas lembre-se que voce tem uma Barraca, um abrigo temporário que deve ficar montado apenas para um pernoite ou estadia curta. Se voce precisa deixa-la montada por muito tempo, a recomendação é que a monte em local sombreado, ou na falta desse, que a cubra com uma manta aluminizada (por exemplo, nosso Cobertor de Emergencia ref.8235, da Coghlans). Cobrir sua Barraca nesses casos é um investimento que traz excepcional retorno.
– Costuras Seladas – Não adiantaria muito ter um tecido altamente impermeável se os furos da agulha de costura ficasse sem proteção. Por essa razão, todas as costuras de nossos sobretetos recebem uma fita flexível aplicada pelo lado interno do sobreteto, que impede a infiltração da chuva por esses orificios. Essa fita flexível é especialmente sensível se o sobreteto for guardado úmido (péssima ideía, inclusive por gerar mofo, mau cheiro e atacar a impermeabilização). Se isso acontecer ele pode se descolar aos poucos, e lá se foi a selagem mecanica. Nessa hora voce vai precisar refazer essa selagem quimicamente, aplicando pelo lado externo e interno uma solução selante, como o Impermeabilizante de Costuras ref 9695, da Coghlans.
De todo modo, tenha em mente que seu investimento numa Barraca, além das características técnicas que garantam sua proteção ao ar livre, pode ser desfrutado por períodos mais longos se voce tiver pequenos cuidados antes e depois de usa-la:
– Confira sempre seu conteudo antes de sair para a viagem (armação e estacas completas? Sobreteto e zipers ok?)
– Deixe a Barraca exposta ao Sol pelo menor tempo possível
– Mantenha-a limpa e os puxadores do ziper lubrificados com vaselina (até oleo de cozinha vai servir- melhor que nada), especialmente se for próximo ao mar
– Qualquer limpeza a ser feita: esponja umedecida. Nada de deixar de molho, ou usar detergentes e solventes, eles atacam a impermeabilização e a selagem.
– Secar bem antes de guardar em local seco e ventilado
– Se o sobreteto começou a desbotar é hora de pensar em troca-lo (se o resto da Barraca ainda estiver bom). Ele vai custar pouco mais da metade do valor da Barraca completa, porisso trate-o bem.
Boas Trilhas.
Endereço: Rua Fernando Luz Filho, 112 - Teresópolis/RJ - CEP: 25954-195 (Não temos loja de fábrica) - CNPJ: 28.242.576/0001-84
2024 © Trilhas & Rumos - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento: Otmiza Agência Digital