O dia que Robert Falcon Scott, oficial da Marinha Real Britânica e responsável por duas bem sucedidas expedições à Antártida (1901–04), falhou.
Alguns anos após a aventura pela Antártida, entre 1910 e 1912, Scott empreendeu também uma viagem ao polo sul, liderando um grupo de 5 homens.
Dessa viagem, infelizmente nenhum deles voltou. Acredita-se que os homens tenham morrido pela ação conjunta do frio extremo, da exaustão e…sim, da fome. E aí está a falha de Scott.
Segundo consta, o explorador Robert Falcon cometeu um erro fatal ao calcular a quantidade de comida que seus homens necessitariam durante a expedição.
Eles recebiam uma ração de 4,5 mil calorias por dia, o que era insuficiente quando se tem que arrastar trenós, ainda mais a uma grande altitude.
Segundo Mike Stroud, médico especialista em expedições polares e em nutrição, os expedicionários de Scott estavam recebendo 3 mil calorias a menos do que seus corpos necessitavam, e perderam 25 quilos antes de alcançar seu destino e começar o retorno.
A lição já sabemos de cor: antes de empreender qualquer aventura mais radical, é preciso pedir orientação a profissionais especializados e estar muito, mas muito preparado para as intempéries e, claro, para a fome.
Endereço: Rua Fernando Luz Filho, 112 - Teresópolis/RJ - CEP: 25954-195 (Não temos loja de fábrica) - CNPJ: 28.242.576/0001-84
2024 © Trilhas & Rumos - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento: Otmiza Agência Digital