Blog

Morro Açu e Portais de Hércules


Açu, conhecido por ter sido rota de fuga de escravos no século XIX, fica na antiga fazenda do Padre Antônio Tomás de Aquino da Silva Goulão, o Padre Correia, no tempo da colonização. Dizem que a origem do local (Corrêas, Petrópolis) decorre daí.

 

O acesso à trilha é feito no Vale do Bonfim, em Corrêas. O Morro Açu é uma área muito frequentada por montanhistas no Rio de Janeiro. Este é o ponto inicial da travessia (Petrópolis – Teresópolis).

 

Levando uma média de 6h, essa trilha tem altitude atingida durante a caminhada (pesada) de 2.180 metros, com um desnível de 1300 metros.

Atravesse um rio e em cerca de 45 minutos está à esquerda a entrada da Cachoeira Véu da Noiva. Subindo em zigue zague, você chega na Pedra do Queijo (média de 1h30 de caminhada) e pode ver de um lado o Morro do Alicate e do outro o Vale do Bonfim.

Logo depois da Pedra do Queijo, é possível encontrar o Ajax, ponto de coleta de água – parada obrigatória para a chegada até ao Morro Açu. Em seguida, você irá caminhar pelo lugar conhecido como “subida da Isabeloca” (nome originário também, possivelmente, da herança escravocrata brasileira. Isabeloca seria uma escrava que fugiu para esta região).

 

Essa subida até o Chapadão do Morro Açu leva entre 2 a 4 horas. Depois, mais caminhada. Cerca de 45 minutos a 1h30 até chegar nos Castelos do Açu, a partir da trilha bem marcada do Chapadão. A vista dessa altura é simplesmente indescritível.

Após acampar no Açu, a dica é sair às 4h da manhã para admirar o nascer do sol nos Portais de Hércules, um lugar grandioso, como o nome já sugere. Um dos mirantes mais bonitos da Serra dos Órgãos.

 

Duração: 1,5 a 2,5 horas de ida a partir do Morro Açu

Distância aproximada: 3km de ida a partir do Morro Açu

Para a ida não deixe de levar: Gorro, luvas, agasalhos e lanterna.

Para a volta: Boné, filtro solar, água e um pequeno lanche de trilha.

A minha primeira ida aos Portais de Hércules foi em 2006, onde pude ter uma visão deslumbrante. De cada lado um profundo vale com imponentes paredões. Logo na frente o cume escarpado da Coroa do Frade. Como pano de fundo a linda sequência de picos do conjunto principal da Serra dos Órgãos!

 

IMPORTANTE: É proibido acampar nos Portais de Hércules. Essa trilha sempre deverá ser feita com um GUIA experiente da região.

download..... (Medium) download.. (Medium)


Compartilhe:

Endereço: Rua Fernando Luz Filho, 112 - Teresópolis/RJ - CEP: 25954-195 (Não temos loja de fábrica) - CNPJ: 28.242.576/0001-84
2024 © Trilhas & Rumos - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Otmiza Agência Digital